Pesquisar

Rota Arqueológica Subaquática da Ponta de São Lourenço foi apresentada

Secretário Regional de Turismo e Cultura fala num novo polo de atração para mergulho 07-12-2021 Turismo e Cultura
Rota Arqueológica Subaquática da Ponta de São Lourenço foi apresentada

A Rota Arqueológica Subaquática da Ponta de São Lourenço foi ontem apresentada a centros e escolas de mergulho da Região, numa iniciativa promovida pela ACIF e Secretaria Regional de Turismo e Cultura. 

A nova rota, a primeira do género da Madeira, surgiu no âmbito do projeto MARGULLAR, programa de iniciativa comunitária INTERREG V, MAC 2014-2020, Açores-Madeira-Canárias, com Cabo Verde e Senegal como parceiros e que tem como objetivo o valorizar o património arqueológico subaquático e apresentar novo produto turístico.

Presente na iniciativa, o secretário regional de Turimso e Cultura, Eduardo Jesus, referiu que os trabalhos realizados no âmbito do Margullar, permitiram que se localizasse "junto à Ponta de São Lourenço um navio que naufragou ali em meados do século XIX, o SS Newton, e que passa a constituir um novo pólo de atracção ao mergulho”.

O governante sublinhou ainda que “a Madeira, dada a sua posição geográfica, sempre foi muito visitada por navios que atravessam ao Atlântico ou que desciam a costa africana para o sul de África, e encontrando aqui um ponto de abastecimento é natural que andaram imensos navios aqui à volta e alguns tiveram infortúnio de acabar a sua vida nos mares da Madeira. Esses restos que existem dos navios afundados constituem tesouros para quem pretende mergulhar e o objectivo deste projecto foi exactamente identificar e depois torná-los como produto do mergulho”, disse.

Eduardo Jesus lembra ainda que a Madeira e o Porto Santo já oferecem alguns spots de mergulho “que têm revelado um grande interesse”, acrescentado que a rota ontem apresentada é “mais uma oferta que, sem dúvida, vem reforçar a nossa capacidade”. 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.