Pesquisar

Secretário Regional de Turismo encerrou Conferência da Macaronésia

O Secretario Regional de Turismo e Cultura encerrou ontem a Conferência da Macaronésia – Turismo e Resiliência, que decorreu todo o dia no Savoy Palace, reunindo membros dos governos e parceiros na procura pela melhor estratégia para as regiões insulares da Macaronésia. 07-12-2021 Turismo e Cultura
Secretário Regional de Turismo encerrou Conferência da Macaronésia

Na oportunidade, Eduardo Jesus deu nota do bom trabalho feito pela Madeira no combate à pandemia, que se reflete nos números do turismo. E referiu que se todos tivessem apostado nos testes na origem boa parte do problema poderia ter sido resolvido, referindo que a União Europeia teve falta de coragem e de visão na implementação de restrições, isto quando a Madeira tomou uma decisão difícil, mas que se veio a mostrar muito acertada, que foi o controlo da acessibilidade dos portos e dos aeroportos.

Para o governante, os elos criados entre o decisor público e os privados foram apontados como fundamentais para o momento atual.

“A Madeira não baixou os preços. Pelo contrário”, sublinhou, evidenciando que esse facto permitiu que os bons indicadores no fluxo turístico se traduzissem em bons resultados.

Eduardo Jesus falou igualmente das várias ações tomadas durante a pandemia como a implementação do Manual de boas práticas, desenvolvido com o setor, e o Certificado contra os riscos biológicos, que se revelaram fundamentais para um setor que representa 26% do PIB regional e que emprega diretamente mais de 20 mil pessoas.

Disse ainda que a pandemia serviu, entre outros aspetos, para mostrar o pulso do setor do turismo na economia regional. “Quando este setor parou, a economia parou. E quando este setor reanimou fez acordar a economia regional”, sublinhou.

O Secretário Regional falou ainda de algumas circunstâncias positivas que se traduziram na implementação de medidas que, de outra forma, ainda poderiam estar adiadas.

Complementou que tudo se traduziu para que hoje o posicionamento do destino Madeira esteja reforçado, sendo a segurança um fator preponderante para a escolha dos turistas.

A nível da aviação, revelou que temos 74 rotas a operar e em agosto de 2021 ultrapassamos, pela primeira vez, os 50 milhões de euros de proveitos totais. “Nunca se tinha quebrado esta barreira num só mês”. Também o RevPAR para o referido mês atingiu os 72,43 euros.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.