Pesquisar

Secretário Regional no Parlamento

O secretário regional de Turismo e Cultura da Madeira esteve hoje na Comissão Especializada de Economia, Finanças e Turismo, da Assembleia Legislativa da Madeira, na audição requerida pelo PS sobre o processo de certificação de boas práticas em relação à gestão de riscos biológicos. 25-11-2020 Turismo e Cultura
Secretário Regional no Parlamento

Eduardo Jesus revelou que já foram entregues seis certificados do ‘Madeira Safe to Discover’, e que estão em curso 73 processos de candidatura. Entre as candidaturas estão empresas da Madeira e do Porto Santo, maioritariamente a exercer atividade nas áreas dos transporte, hotelaria e animação turística.

Referiu que a certificação “é vista pelos operadores como um grande ativo da Madeira" e realçou que os certificados da região não estão disponíveis através de um clique de computador, acrescentando que este "é um processo sério e rigoroso, que se vai fazendo ao longo do tempo”.

O governante revelou ainda que desde o confinamento, além dos vários apoios que a Associação de Promoção da Madeira incrementou em prol dos seus associados, já desenvolveu 335 ações, entre as quais de marketing e comerciais.

Na oportunidade, Eduardo Jesus acentuou que o destino Madeira está acima de qualquer média nacional, quer em dormidas, quer em passageiros. “Temos uma evolução no mercado nacional como mais ninguém tem, temos uma perda muito inferior nos mercados internacionais do que a grande maioria das regiões nacionais e, mesmo em perda, a Madeira, relativamente ao todo nacional, perde menos devido às medidas que tomou”.

O governante madeirense lembrou igualmente o controlo feito nos aeroportos, a adoção do manual de boas práticas, desenvolvido com o contributo dos empresários do setor, e da certificação no ramo da segurança dos riscos biológicos.

Sublinhou que "não há forma de recuperar a confiança se não contribuirmos para que as pessoas confiem no destino, no processo de viagem, nas autoridades do destino. Sem essa confiança não será possível retornar aos resultados antes da epidemia”.

Lembrou ainda algumas estatísticas do pós confinamento: em junho desembarcaram 6.000 pessoas, 33.500 em julho, 64.000 em agosto, 56.000 em setembro e 58.000 em outubro.

“Tivemos uma evolução de hóspedes que começa nos 6.000 em junho e acaba nos 58.000 em outubro, começámos com 16.000 dormidas em junho para 271.000 dormidas em outubro e recuperámos a média, que era de dois dias para 4,5 dias”, revelou.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.