Esta atividade contou, no primeiro dia, no turno da manhã, com a presença de um conjunto de especialistas em torno do referido tema nomeadamente do ponto de vista da saúde e da Psicologia, Dr. Paulo Rego Sousa e Dra. Ana Cristina Aveiro, e do ponto de vista da aprendizagem, Dra. Isabel Martins e Dra. Inês Ferraz.
No turno da tarde, o painel de oradores constituiu-se sob a temática: “Cérebro que vê, Cérebro que ouve”, com os preletores da Divisão de Acompanhamento da Surdez e Cegueira, nomeadamente a Dra. Susana Spínola, Dr. Ivo Henriques e Dr. Pedro Ribeiro. A programação, para este dia, continuou ainda com a divulgação, em mesa redonda, através da Chefe de Divisão de Formação na DRE, Dra. Elsa Freitas, sobre o Projeto Erasmus+ Edu4Col@b e com a disseminação oral, de alguns professores participantes na mobilidade em Amsterdão intitulada “Brain-Based Learning: Understand How Students really Learn”, sobre as experiências vivenciadas e adquiridas em primeira mão aquando a realização desta mobilidade. Seguiu-se um debate com uma panóplia de questões, ideias e esclarecimentos de alguns mitos subordinados ao tema. Finalmente, todos os presentes puderam ainda assistir à comunicação, em Videoconferência, intitulada “The Diffuse Mode: The Need to Change the Scenery”, pelo Diretor da Europass Teacher Academy em Amsterdão, Jarek Sacharski.
No segundo dia, os formandos tiveram a oportunidade de participar em duas, à sua escolha, das quatro oficinas práticas, a saber:
Workshop 1: Leitura em voz alta: dar voz ao texto
Workshop 2: Mind Map
Workshop 3: O Palácio da memória
Workshop 4: We are all special
Esta formação de 13 horas será validada para efeitos de progressão na carreira docente.