No sentido de dar resposta à questão específica do bullying, um fenómeno que ocorre, junto da população estudantil, por vezes de forma não muito explícita, mas que precisa de ser tido em conta, no ano letivo 2022/2023 (ano piloto), a equipa da Convivialidade, Ética e Mediação Escolar lançou o Projeto Escola com Empatia- Madeira Sem Bullying, uma parceria entre a Direção Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira (RAM) e a Associação No Bully Portugal, tendo como objetivos:
a. Reduzir e resolver o bullying entre alunos;
b. Promover a inclusão social e a sensação de segurança de toda a comunidade escolar;
c. Criar um procedimento claro de resposta ao bullying para que as comunidades escolares o utilizem, de forma informada, motivada e confiante;
d. Promover o desenvolvimento integral dos alunos no que toca a competências socioemocionais.
Esta parceria inclui o levantamento estatístico das situações de bullying nas escolas, formação específica, na metodologia No Bully, a equipas multidisciplinares e ações de sensibilização a encarregados de educação.
Após obtenção da formação alicerçada na metodologia No Bully, que tem por base a empatia e a bondade, são criadas equipas de atuação que irão intervir nas escolas dos 2.º e 3.º ciclos e secundário da RAM, de modo eficaz, na deteção, na prevenção e na atuação de situações de bullying e cyberbullying. Os elementos destas equipas designam-se de “Facilitadores de Solução”. Esta metodologia de intervenção, convida os alunos a colocarem-se no lugar do outro e motiva-os a ajudá-lo, dá-lhes poder, motiva-os a criarem soluções, envolve-os dando força ao grupo e apresenta uma alternativa de protagonismo para o “bully” (agressor).
O projeto será desenvolvido, faseadamente, ao longo de 3 anos letivos, de modo a abranger todos os estabelecimentos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário da RAM.