Paulo Freire foi um dos precursores a favor da Educação de Adultos, lutou incansavelmente pelo fim da educação elitista, e tinha como principal objetivo a educação libertadora e democrática que parte da realidade de vivências dos educandos.
A conceção dialógica de alfabetização de Freire continha conteúdo sociocultural e buscava a interação do homem com o mundo. Para ele os adultos eram excluídos, esquecidos pelo sistema educacional, sofriam injustiças, eram discriminados, eram considerados os oprimidos, porque não frequentaram escolas, pois não tiveram essa oportunidade no devido tempo. Foi com essa preocupação que Paulo Freire se importou com os analfabetos e criou o método de educação para jovens e adultos.
No seu método de alfabetização pela leitura fez com que os homens acreditassem na transformação e se consciencializassem de que podiam assumir uma posição através da leitura da palavra. Freire atuou no campo da educação popular na alfabetização e consciencialização de jovens e adultos.
É um método que foi usado para a educação com significado cultural com deveres e direitos universais. Para Freire, o homem deve ter uma educação consciente onde escolherá e aprenderá a ter decisões próprias, mudando sua realidade e encarando uma transformação na medida em que ele integra o seu contexto histórico.
“A confiança vai fazendo os sujeitos dialógicos cada vez mais companheiros na pronúncia do mundo. Se falha a confiança, é que falharam as condições discutidas anteriormente. A confiança implica no testemunho que um sujeito dá aos outros de suas reais e concretas intenções. Não pode existir, se a palavra, descaraterizada, não coincide com os atos. Dizer uma coisa e fazer outra, não levando a palavra a sério não pode ser um estímulo à confiança”. (Paulo Freire)