Sinais de Alerta . Tem familiares surdos; . Sofreu um acidente; . Teve meningite; . Tomou medicamentos ototóxicos; . Esteve exposto a ruídos fortes;
Atenção ainda se: . Fala alto; . Não reage a sons; . Parece distraído; . Ouve melhor quando olha para quem fala; . Apresenta um fraco desenvolvimento da linguagem; . Aumenta o volume da TV, rádio, … . Apresenta odor e purga frequentemente dos ouvidos.
Dicas para o convívio com os Surdos . Chamar um Surdo com um toque suave no ombro e nunca atirar objetos; . Evitar surpreender um Surdo pelas costas; . Não gritar ou falar excessivamente alto; . A comunicação com os Surdos deve acontecer em posição favorável (cara a cara), evitando desviar a face, principalmente se não dominar a língua gestual; . Quando em grupo, os elementos deverão posicionar-se em círculo, para facilitar a comunicação; . Sempre que possível utilizar informação visual e em imagens.
Conceitos chave Surdidade/ Surdez/ Cultura/ Identidade:
• Surdidade - Deafhooh* – o Ser Surdo, apenas vivenciado pela pessoa surda – Identidade Surda; • Surdez - graus e tipos de surdez – de transmissão / neurossensorial; ligeira / média / severa / profunda – perspetiva médica/reabilitativa; • Cultura Surda – forma visual de ver e sentir o mundo: poesia, música, língua, drama, literatura (...) – perspetiva sociointeracionista – minoria sociocultural e linguística; • Língua Gestual – em Portugal, designada de Língua Gestual Portuguesa (LGP) – língua natural / materna / língua primeira dos Surdos – Surdos nativos na língua.
*Paddy Ladd
O que fazer? • Diagnóstico clínico / audiológico o mais precoce possível; • Intervenção precoce a nível: pedagógico/psicológico/clínico/familiar/social para potenciar o desenvolvimento das capacidades das crianças, jovens e adultos surdos.
Aspetos a ter em conta: • Os surdos são pessoas comuns: as suas virtudes, aptidões e defeitos são coincidentes com os das outras pessoas; • O Surdo geralmente possui excelentes capacidades visuais.
Escolas de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos na RAM - EREBAS
.EB1/PE com Creche Prof. Eleutério de Aguiar Rua Dr. Juvenal, n.º 20 B 9060-147 Funchal 351 291 225 745 / 351 962 727 403 eb1peleuterioaguiar@live.madeira-edu.pt
.EB23 dos Ciclos dos Louros Rua dos Louros 9060-180 Funchal 351 291 206 340 / 351 963 022 588 escbaslouros@live.madeira-edu.pt
.Escola Secundária de Francisco Franco Rua João de Deus, nº 9 9054-527 Funchal 351 291 202 820 geral@esffranco.edu.pt
Respeitando as suas escolhas, capacidades, aptidões e competências, os alunos Surdos, tal como os outros jovens, também podem prosseguir estudos: • Cursos de Aprendizagem; • Cursos Profissionais; • Cursos de Educação e Formação; • Cursos Universitários.