O processo de avaliação compreende:
a) A avaliação formativa, que se projeta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas;
b) A avaliação sumativa, que tem por função servir de base de decisão sobre a certificação.
Para efeitos de validação de uma Unidade de Competência (UC) ou uma Unidade de Formação de Curta Duração (UFCD), o formando deve obter uma avaliação com aproveitamento na mesma, resultantes de ter atingido os objetivos da formação, em função dos critérios de avaliação estabelecidos, nomeadamente: a participação, a motivação, a aquisição e a aplicação de conhecimentos, a mobilização de competências em novos contextos, as relações interpessoais, o trabalho em equipa, a adaptação a uma nova tarefa, a pontualidade e a assiduidade.
A conclusão com aproveitamento de uma ou mais UC ou UFCD de uma determinada Formação Modular Certificada dá lugar à emissão pela entidade formadora de certificado de qualificações que discrimina todas as UC ou UFCD concluídas com aproveitamento.