Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Governo Regional
Empresas Cidadão
Mensagem

Mensagem do Diretor Regional da Agricultura
Mensagem

A Direção Regional de Agricultura (DRA) é um serviço executivo da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, que tem por missão propor e executar as medidas de política para os setores agrícola e agroalimentar da Região Autónoma da Madeira, na integração dos produtos de origem vegetal e animal frescos e transformados nas respetivas fileiras da produção à comercialização, criando condições para a criação de mais valor para os produtores, o reforço da capacidade competitiva dos produtos agrícolas e agroalimentares, bem como promover o desenvolvimento sustentado do meio rural.

A agricultura, a pecuária e a agroindústria, dado o seu inestimável contributo positivo nas dimensões económica, social e ambiental, manter-se-ão como um pilar estratégico para o crescimento estruturado e inteligente da Região Autónoma da Madeira e, como tal, uma das prioridades do XII Governo Regional. As políticas, medidas e projetos a promover neste ciclo de governação visam dotar estes setores das melhores condições técnicas e financeiras ao seu exercício, e de competição das suas produções nos mercados, assim impulsionando o alcance de maiores rendimentos para todos aqueles que neles se movimentam.

À DRA incumbe concretizar um vasto conjunto de objetivos, sendo que, no essencial, é prosseguido para os setores agrícola e agroalimentar regionais: colocar as infraestruturas e as competências públicas numa maior proximidade dos interesses e necessidades dos agentes intervenientes; pugnar para que as ajudas diretas ao rendimento disponibilizadas pela União Europeia e pelo Governo Regional cheguem aos seus destinatários na melhor oportunidade; atrair novos empreendedores; aumentar a qualificação dos ativos; relevar e atestar a qualidade distintiva das produções, como melhorar as condições de acesso e de concorrência das mesmas nos mercados, bem assim como assegurar aos consumidores, a par de produtos de excelência, os maiores níveis de proteção e segurança alimentar.      

Em suma, é visado que os setores agrícola e agroalimentar da Madeira e do Porto Santo sejam mais robustos, inovadores, proativos e permanentemente focados nas necessidades dos mercados, gerando riqueza, preservando a paisagem humanizada característica dos territórios e contribuindo para a dinamização do meio rural.

Neste espaço, com a maior atualidade possível, procuraremos não só dar conhecimento do mais relevante da ação da DRA, mas também veicular toda a informação que seja útil às atividades dos diferentes atores dos setores agrícola e agroalimentar regionais, sem esquecer os destinatários das produções que estes proporcionam, os consumidores.


 

 


Quem Somos

Contacto geral

Direção Regional de Agricultura

Avenida Arriaga, n.º 21 A

Edifício Golden Gate, 3.º andar

9000-060 Funchal

Telefone: 291 204 200

FAX: 291 225 708

Correio eletrónico: dra@madeira.gov.pt