Pesquisar

Green Key

Um programa que promove o Turismo Sustentável 13-01-2022 Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas
Green Key

Na Região Autónoma da Madeira, o programa “Green Key” encontra-se implementado desde o ano 2010. A Divisão de Educação e Cidadania Ambiental tem a seu cargo a coordenação deste programa, com a responsabilidade de apoiar as candidaturas a este galardão de excelência internacional, efetuar as vistorias, bem como garantir que os critérios obrigatórios estipulados sejam respeitados.

 

O Programa “Green Key” teve início na Dinamarca em 1994 pela associação de hotelaria HORESTA, como forma de dar resposta a uma solicitação do sector. Em 2002 foi formalmente aprovado como um programa internacional da Foundation for Environmental Education (FEE), e foi apresentado a todas as organizações membros da FEE para implementação. 


Atualmente encontra-se representado em 65 países, contando com uma rede de cerca 3200 estabelecimentos, que visa premiar empreendimentos turísticos, parques de campismo, alojamentos locais e restaurantes pelas suas boas práticas ambientais e sociais, bem como promover formas de gestão e utilização dos empreendimentos turísticos de modo mais amigo do ambiente/ambientalmente consciente. 

 

O programa “Green Key” pretende:

 

  • Consciencializar para a aplicação de práticas e comportamentos sustentáveis entre os responsáveis, participantes e decisores do sector turístico (empresas, autoridades, clientes e comunidades locais) através da Educação Ambiental para a sustentabilidade;
  • Reduzir o impacte ambiental das atividades relacionadas com o comércio, serviços e restauração;
  • Promover a diminuição e eficiência no consumo dos recursos naturais;
  • Facilitar e informar estratégias de sustentabilidade e distinguir as iniciativas de gestão ambiental.
  • Contribuir, através de um melhor desempenho ambiental do sector do turismo, para a promoção de Agendas 21 Locais.

Com o objetivo de diminuir os impactes ambientais negativos no sector do Turismo e os custos com o consumo de recursos naturais, foram criados critérios exigentes, como uma ferramenta importante para o Turismo Sustentável. Os critérios do Programa “Green Key”, aprovados pela Comissão Internacional, fornecem a possibilidade de contribuir de forma direta e indireta para o êxito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU 2015 – 2030.

 

A ligação entre o Programa “Green Key” e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2015 – 2030 não se restringe às alterações climáticas ou à educação ambiental, também enfatizam questões relacionadas com a responsabilidade social, nomeadamente a criação de emprego e o envolvimento com a comunidade local entre outras.

 

A atribuição do galardão “Green Key” representa o cumprimento de um conjunto de requisitos ambientais de alto padrão. 

Os critérios para empreendimentos turísticos e alojamento local têm desde 2016 o reconhecimento do Global Sustainable Tourism Council (GSTC) e em 2020 o “Green Key” é recomendado como rótulo ecológico pela Associação de Hotéis, Restaurantes e Cafés na Europa.

 

A lista de empreendimentos galardoados Green Key 2022, na Região Autónoma da Madeira pode ser consultada em Anexos.

 

Para mais informações consultar o link: https://greenkey.abae.pt/


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.