Na sequência da sua primeira reunião com plataformas em linha no início de março, a vice-presidente da Comissão responsável pelos Valores e Transparência, Věra Jourová, participou num segundo encontro, na sexta-feira, com a Google, o Facebook, o Twitter, a Microsoft, a Mozilla e a associação comercial EDiMA. Analisaram a propagação de desinformação relacionada com a pandemia de coronavírus. As plataformas, todas elas signatárias do Código de Conduta sobre Desinformação, informaram que as medidas tomadas durante as últimas semanas contribuíram para aumentar o acesso a informações fidedignas (como a OMS ou as autoridades nacionais de saúde), e que simultaneamente promoveram a remoção ou a despromoção de conteúdos nocivos. Subsistem, no entanto, lacunas na plena aplicação destas novas políticas, que, segundo a vice-presidente, serão mitigadas pelo aumento da partilha de dados pertinentes com as comunidades de investigação e de verificação de factos, ou o trabalho concertado com as autoridades de todos os Estados-Membros. No início da crise, a Comissão lançou uma página na Internet dedicada ao coronavírus. Lança hoje também uma secção dedicada à luta contra a desinformação relacionada com a pandemia, com conselhos para a verificação de factos e a destruição de mitos. Paralelamente, o Serviço Europeu para a Ação Externa tem estado a analisar a desinformação sobre a pandemia com origem em fontes e intervenientes externos. (Desenvolvimento em mex_20_560)