Pesquisar

Criado novo recife artificial ao largo do Cabo Girão

Governo Regional continuará a aumentar roteiro de recifes artificiais para o mergulho 04-09-2018 Presidência
Criado novo recife artificial ao largo do Cabo Girão A Corveta Afonso Cerqueira foi hoje afundada no Parque Marinho do Cabo Girão, dando, assim, lugar à constituição de mais um recife artificial na Região Autónoma, incrementando o potencial turístico na área do mergulho amador, a recuperação dos recursos piscícolas e o aumento da biodiversidade na área.

“Este afundamento é o segundo do meu mandato e corresponde, no fundo, aquilo que é o nosso Programa de Governo: a criação de um roteiro de recifes artificiais para o mergulho”, recordou o presidente do Governo Regional.

O roteiro, agora composto pelos navios ‘Madeirense’, ‘Pereira D’Eça’ e ‘Afonso Cerqueira’, que se encontram no leito marinho da ilha do Porto Santo e da Madeira, terá a curto prazo novos e acrescidos motivos de interesse.

“A nossa ideia é, depois deste afundamento, procedermos a mais dois na zona de Santa Cruz e de Machico dentro de um ano, um ano e pouco”, indicou Miguel Albuquerque.

“O mergulho tem crescido exponencialmente como polo de atratividade do turismo na Madeira. Nós temos um mar maravilhoso. Temos que aproveitar esta oportunidade”, frisou.

Os 85 metros de comprimento da Corveta Afonso Cerqueira jazem a 30 metros de profundidade, e a ponte de comando a cerca de 15 metros. O navio encontra-se a leste da Fajã do Rancho a cerca de 400 metros da costa.

Todos os materiais nocivos para o meio marinho foram previamente retirados e o navio descontaminado.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.