Pesquisar

Dia Internacional do Desporto ao serviço do desenvolvimento e da paz e Dia Mundial da Atividade Física

Dia 6 de abril a DRD promove várias iniciativas que assinalam as duas temáticas associadas ao desporto e à atividade física. 04-04-2022 Direção Regional de Desporto
Dia Internacional do Desporto ao serviço do desenvolvimento e da paz e Dia Mundial da Atividade Física

A Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia (SRE), através da Direção Regional de Desporto (DRD), pretende, no decorrer do presente ano, celebrar os momentos desportivos de relevância com intuito de elevar a importância de hábitos de vida saudável, prática desportiva e adoção de comportamentos ético-desportivos.

 

Neste sentido, serão celebrados, no próximo dia 6 de abril o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz” e o "Dia Mundial da Atividade Física".

 

Considerando «O desporto como potente ferramenta de desenvolvimento humano e espaço privilegiado para a transmissão de valores éticos», a DRD visa associar o “Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz”, aos bons comportamentos ético-desportivos, realizando o Seminário “Ética para um Desporto em Paz - Boas Práticas Regionais”, no próximo dia 6 de abril, entre as 9h00 e as 13h00, no auditório do Edifício da Reitoria da Universidade da Madeira destinado, particularmente, aos agentes desportivos e aos professores destacados, integrados no movimento associativo desportivo regional, e que oportunamente serão veiculadas informações sobre a validação da ação. As inscrições deverão ser efetuadas na Plataforma Interagir, através do seguinte link: https://tinyurl.com/2p8du278.

 

Para além do seminário, a DRD, em parceria com o IPDJ, irá celebrar o “Dia Mundial da Atividade Física”, junto da população em geral, motivando para a sua prática regular e aquisição de hábitos de vida saudáveis, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida e para o bem-estar da população.

 

Desta forma, sob o lema #BEACTIVE, a DRD promoverá neste mesmo dia um espaço privilegiado de promoção e prática de atividades físicas, entre as 15h00 e as 20h00, na Praça do Povo, no Funchal, com aulas de grupo/fitness, destinadas a diferentes grupos etários.

 

Importa também destacar a importância que a DRD consagra à segurança da prática desportiva desenvolvida nas infraestruturas desportivas (ID). Neste capítulo, e após a colocação de equipamentos Desfibrilhadores Automáticos Externos nas ID, a DRD promoverá pelas 16h00, na Quinta Magnólia, a entrega de certificados aos formandos que recentemente participaram no projeto de Desfibrilhação Automática Externa, como “Operadores DAE”.

 

Ainda no âmbito da celebração da atividade física, e porque a DRD deve incentivar mecanismos facilitadores da prática desportiva informal, com vista à atividade física no âmbito do lazer e recreação, será promovido um open day nas infraestruturas desportivas (ID), sob a gestão da DRD, através da isenção das taxas de utilização das mesmas, de acordo com a sua disponibilidade, durante o dia 6 de abril.

 

Esta iniciativa conta com o apoio da Coca Cola Europacific Partners, Portugal.

 

Para mais informações poderão consultar o cartaz de divulgação e os programas do seminário e das atividades, que seguem em anexo.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.