Pesquisar

Diretor Regional de Desporto entregou prémios do concurso literário “A Ética na Vida e no Desporto”

David Gomes destacou os valores da ética e da importância do desporto na formação. 05-05-2023 Direção Regional de Desporto
Diretor Regional de Desporto entregou prémios do concurso literário “A Ética na Vida e no Desporto”

Na data em que se comemora o Dia Mundial da Língua Portuguesa, a Direção Regional de Desporto, promoveu a cerimónia protocolar da entrega de prémios aos vencedores da XI edição do concurso literário “A Ética na Vida e no Desporto”.

David Gomes, Diretor Regional de Desporto, enalteceu esta iniciativa e a qualidade dos trabalhos apresentados a concurso, destacando a importância dos valores que a ética tem para a vida, salientando que ‘são nestes patamares de formação que devemos fomentar todos estes valores e atitudes, sendo de facto o desporto como a melhor escola de valores. Nós através da educação e do desporto estamos a contribuir para formar cidadãos mais éticos e com valores para a vida”, enfatizou.

Esta iniciativa é um projeto do Instituto Português do Desporto e Juventude, no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto e conta com o apoio de várias entidades em particular do jornal desportivo A Bola, da Direção-Geral da Educação, através do programa Desporto Escolar, da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Fundação do Desporto, Panathlon Clube de Lisboa, Direção Regional do Desporto da Região Autónoma dos Açores e da Direção Regional de Desporto da Região Autónoma da Madeira.

O concurso tem como objetivo estimular a produção de trabalhos escritos, subordinados ao tema da ética no desporto, de estudantes do ensino secundário e dos cursos profissionais ministrados em estabelecimentos de ensino público, particular e cooperativo, centros educativos e estabelecimentos prisionais localizados em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, premiando os que apresentem melhor qualidade literária.

Os textos dos vencedores regionais, bem como os demais textos selecionados pelos Júris Regionais transitam agora para a fase nacional, na qual serão escolhidos os vencedores do concurso a nível nacional.

 

A fase regional na Região Autónoma da Madeira (RAM) contou com um total de 7 candidaturas.

 

Vencedores Apurados na Região Autónoma da Madeira

 

  • Estudantes em estabelecimentos de ensino público, particular e cooperativo – 2 trabalhos selecionados;

- 1. º lugar: João Bernardo de Jesus Ghira, Escola Secundária Jaime Moniz, Funchal, Madeira – texto: “Ética Um Caminho de Sentido Único”

- 2. º lugar: Cláudia Sofia Chá-Chá Teles, Escola Básica e Secundária da Ponta de Sol, Madeira – texto: “A Vida é Feita de Escolhas”

 

  • Estudantes em centros educativos e Estabelecimentos Prisionais - 1 trabalho selecionado;

- 1. º lugar: V. H. F. V., Estabelecimento Prisional do Funchal, Madeira - texto: “Ética na Vida e no Desporto”


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.