As unidades de ensino estruturado são um recurso pedagógico especializado dos Estabelecimentos de Educação e Ensino, inseridas no Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) e constituem uma resposta educativa específica para alunos com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA).
Constituem objetivos das unidades de ensino estruturado:
O ensino estruturado procura facilitar os processos de aprendizagem, de autonomia e de comportamento, e surge como uma resposta educativa específica para os alunos com PEA. Esta traduz-se num conjunto de princípios e estratégias que organizam o espaço, o tempo, os materiais e as atividades a desenvolver, proporcionando um ambiente seguro, de maior previsibilidade, promovendo maior confiança e estabilidade emocional a estes alunos.
Com o ensino estruturado é possível:
Desde 1996 Portugal tem proporcionado aos alunos com PEA o ensino estruturado, nas escolas do ensino regular, através do modelo TEACCH (Treatment and Education of Autistic and related Communication Handicapped Children). Na Região Autónoma da Madeira a aplicação desse modelo faz-se desde o ano lectivo 2005/2006, existindo atualmente três unidades de ensino estruturado a funcionar:
Salienta-se que nem todos os alunos com PEA necessitam do recurso Unidade de Ensino Estruturado.