Sinais de Alerta
. Tem familiares surdos;
. Sofreu um acidente;
. Teve meningite;
. Tomou medicamentos ototóxicos;
. Esteve exposto a ruídos fortes;
Atenção ainda se:
. Fala alto;
. Não reage a sons;
. Parece distraído;
. Ouve melhor quando olha para quem fala;
. Apresenta um fraco desenvolvimento da linguagem;
. Aumenta o volume da TV, rádio, …
. Apresenta odor e purga frequentemente dos ouvidos.
Dicas para o convívio com os Surdos
. Chamar um Surdo com um toque suave no ombro e nunca atirar objetos;
. Evitar surpreender um Surdo pelas costas;
. Não gritar ou falar excessivamente alto;
. A comunicação com os Surdos deve acontecer em posição favorável (cara a cara), evitando desviar a face, principalmente se não dominar a língua gestual;
. Quando em grupo, os elementos deverão posicionar-se em círculo, para facilitar a comunicação;
. Sempre que possível utilizar informação visual e em imagens.
Conceitos chave
Surdidade/ Surdez/ Cultura/ Identidade:
• Surdidade - Deafhooh* – o Ser Surdo, apenas vivenciado pela pessoa surda – Identidade Surda;
• Surdez - graus e tipos de surdez – de transmissão / neurossensorial; ligeira / média / severa / profunda – perspetiva médica/reabilitativa;
• Cultura Surda – forma visual de ver e sentir o mundo: poesia, música, língua, drama, literatura (...) – perspetiva sociointeracionista – minoria sociocultural e linguística;
• Língua Gestual – em Portugal, designada de Língua Gestual Portuguesa (LGP) – língua natural / materna / língua primeira dos Surdos – Surdos nativos na língua.
*Paddy Ladd
O que fazer?
• Diagnóstico clínico / audiológico o mais precoce possível;
• Intervenção precoce a nível: pedagógico/psicológico/clínico/familiar/social para potenciar o desenvolvimento das capacidades das crianças, jovens e adultos surdos.
Aspetos a ter em conta:
• Os surdos são pessoas comuns: as suas virtudes, aptidões e defeitos são coincidentes com os das outras pessoas;
• O Surdo geralmente possui excelentes capacidades visuais.
Escolas de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos na RAM - EREBAS
.EB1/PE com Creche Prof. Eleutério de Aguiar
Rua Dr. Juvenal, n.º 20 B
9060-147 Funchal
351 291 225 745 / 351 962 727 403
eb1peleuterioaguiar@live.madeira-edu.pt
.EB23 dos Ciclos dos Louros
Rua dos Louros
9060-180 Funchal
351 291 206 340 / 351 963 022 588
escbaslouros@live.madeira-edu.pt
.Escola Secundária de Francisco Franco
Rua João de Deus, nº 9
9054-527 Funchal
351 291 202 820
geral@esffranco.edu.pt
Respeitando as suas escolhas, capacidades, aptidões e competências, os alunos Surdos, tal como os outros jovens, também podem prosseguir estudos:
• Cursos de Aprendizagem;
• Cursos Profissionais;
• Cursos de Educação e Formação;
• Cursos Universitários.