Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.

OTES - Estudantes à Saída do Ensino Secundário 2018/2019

Documento em PowerPoint que apresenta os resultados provisórios da 1.ª edição do Inquérito “Estudantes à saída do secundário”, aplicado pela 1.ª vez às escolas da RAM e dirigido aos alunos que frequentam o 12.º ano ou equivalente em escolas públicas e privadas, no ano letivo 2018/2019 08-06-2020 Direção Regional de Administração Escolar
OTES - Estudantes à Saída do Ensino Secundário 2018/2019

O presente Powerpoint, composto por um conjunto de quadros e gráficos, apresenta um resumo da informação recolhida pela aplicação do Inquérito OTES- Estudantes à Saída do Secundário aos alunos que frequentam o 12.º ano (ou equivalente), sobre as origens socioeconómicas, as motivações associadas às opções escolares, o desempenho escolar, expetativas escolares e profissionais e hábitos de leitura.

O Observatório dos Estudantes do Ensino Secundário (OTES) é coordenado pela Direção Regional de Administração Escolar através do Observatório de Educação da RAM em colaboração com a Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciências (DGEEC) e tem como objetivo a monotorização e o acompanhamento dos trajetos escolares e profissionais de jovens que frequentam (ou frequentaram) o ensino secundário em escolas públicas e privadas.

Para analisar os trajetos escolares dos estudantes do ensino secundário são aplicados três inquéritos em três momentos distintos do percurso: Inquérito aos Estudantes à Entrada do Secundário; Inquérito aos Estudantes à Saída do Secundário; Inquérito aos Jovens no Pós-Secundário, aplicado aos jovens que compunham a coorte inicial catorze meses após a conclusão esperada do 12.º ano.

Como referido, em 2019, foi aplicado o Inquérito à Saída do Secundário.