O Morris Minor 1000, de 1962, com a matrícula MD-40-28, pertence a Henrique Costa Neves.
Foi adquirido em 1985. Pertencia a uma senhora que desempenhava funções administrativas nos Serviços Florestais da Madeira, local onde o atual proprietário também trabalhava. A anterior proprietária considerava que o carro era muito grande e, por isso, comprou um Mini.
Na altura, a cor do carro era azul. Circulava, mas precisava de restauro, o que veio a acontecer pelas próprias mãos de Henrique Costa Neves ao longo do ano de 1986. Pintou-o, então, com a atual cor, creme.
O motor foi reparado (retificação 0,40) e, igualmente, a caixa de velocidades. O diferencial não foi mexido.
Na sua essência, o restauro seguiu o princípio da originalidade do veículo.
O Morris Minor é um automóvel económico produzido pela marca britânica Morris Motors entre 1948 e 1971. Fez a sua estreia no Earls Court Motor Show, em Londres, em outubro de 1948.
Projetado sob a liderança de Alec Issigonis, mais mais de 1,6 milhão foram fabricados em três séries: a Série MM (1948 a 1953), a Série II (1952 a 1956) e a série 1000 (1956 a 1971).
Inicialmente disponível como berlina de 2 portas e tourer (descapotável), a gama foi alargada para incluir uma berlina de 4 portas a partir de setembro de 1950. Existiu também uma carrinha com chassis em madeira (o Traveller) de outubro de 1953 e furgão e pick-up variantes de camiões a partir de maio de 1953.
Foi o primeiro carro britânico a vender mais de um milhão de unidades e é considerado um exemplo clássico de design automóvel.
Embora a Morris tenha lançado um novo modelo com um nome semelhante e um posicionamento de mercado semelhante, o Morris Mini em 1959, o Minor permaneceu em produção por mais de uma década depois disso e, no início de 2020, a sua produção de 23 anos foi contada como o vigésimo oitavo carro de geração única mais duradouro da história pela revista Autocar, que o chamou de: "... a principal maneira de a Grã-Bretanha voltar às estradas após a Segunda Guerra Mundial."
O Minor foi concebido em 1941. Embora a Organização Nuffield estivesse fortemente envolvida no trabalho de guerra e existisse uma proibição governamental da produção de carros civis.
Este foi o primeiro Morris a usar construção unitária e foi concebido com suspensão dianteira independente.
Ficha Técnica
Ano: 1962
Marca: Morris
Modelo: Minor
País: Inglaterra
Matrícula: MD-40-28
Motor: 948 cc
Caixa de velocidades: ...