A monitorização permanente, o reforço do conhecimento, a associação à Universidade da Madeira e a existência do Observatório do Turismo marcam a diferença de atitude que, atualmente, caracteriza quem está neste setor. A afirmação é do Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, que hoje apresentou, em Conferência de Imprensa, os resultados dos Inquéritos de satisfação que foram promovidos, junto dos turistas, a propósito do Festival do Atlântico 2017. A larga maioria dos turistas inquiridos, 81%, assistiu aos espetáculos pirotécnicos, tendo sido esta a atração que mais agradou ao longo do evento. Ainda ao nível dos resultados, será importante referir que, quando confrontados, 73% dos inquiridos afirmou recomendar o evento e mais de 60% tinham conhecimento prévio do mesmo. «Estes inquéritos representam uma informação obrigatória que deve sustentar as decisões a tomar para o futuro», sublinha o governante, acrescentando que «a integração de novos motivos de atração nos eventos de animação exige que se afira, sempre e com rigor, não apenas a resposta dos turistas mas, também, quais as formas de melhorar a comunicação que é feita dos mesmos». «Qualquer destino turístico tem a ambição de apresentar-se no mercado com uma animação permanente, de qualidade e direcionada para a procura», reforça, sublinhando que o «Festival do Atlântico, iniciado em 2002, tem vindo a cumprir, precisamente, esse objetivo, combatendo a sazonalidade e contribuindo para a criação de novas atratividades no destino, ao longo de todo ano». Recorde-se que, depois do Carnaval e da Festa da Flor, este é o terceiro evento que se apresenta publicamente, numa estratégia de monitorização e avaliação levada a cabo pela Secretaria Regional do Turismo, materializada numa colaboração entre a Direção Regional do Turismo, a UMa e o Observatório do Turismo.