Os desportos gímnicos tiveram início no Desporto Escolar na década 80 com a ginástica de base, progredindo ao longo dos tempos para outras especialidades gímnicas. Formaram-se alguns núcleos experimentais, com o apoio do Gabinete Coordenador do Desporto Escolar, na Escola da Torre e na Escola Dr. Horácio Bento Gouveia, em ginástica de trampolins e artística.
A evolução desta experiência permitiu a inclusão de outras vertentes gímnicas, abrangendo mais escolas: Rítmica, Aeróbica, Acrobática, Trampolins, Artística e ginástica de Grupo. Com a entrada de professores especializados nas várias vertentes gímnicas no Gabinete do Desporto Escolar, a organização da ginástica tomou um novo rumo, tendo sido desenvolvido projetos de apoio às escolas, onde a formação contínua de professores e alunos em forma de estágios serviu de alavanca para o progresso e sucesso destas especialidades, que são aplaudidas hoje em dia.
A evolução técnica e o trabalho pedagógico desenvolvido ao longo dos anos foram de extrema importância no contexto do desporto escolar, tendo várias equipas representado a região, com destaque, em alguns campeonatos nacionais, tendo mesmo ganho vários títulos. Sendo a ginástica, nas suas várias vertentes, uma mais-valia para a educação e formação desportiva de base dos alunos, o Gabinete do Desporto Escolar promoveu o seu desenvolvimento ao nível do 1º ciclo do ensino básico num projeto intitulado “Escolinhas de Ginástica”. Acompanhando as novas tendências e estilos em 2017 demos início às Atividades Rítmicas e Expressivas (ARE), vindo de certa forma enquadrar de maneira mais alargada a ginástica de grupo. Assim, as ARE são coreografias realizadas em grupo com base em vários estilos de dança, integrados aos movimentos gímnicos com enfase na originalidade e criatividades dos mesmos. Esta inovação abriu portas a novas participações, nomeadamente aos núcleos de ginástica de grandes superfícies, bem como às escolinhas de ginástica. As competições de Ginástica estão assentes no Regulamento Gímnico criado para o efeito, articulado com os Regulamentos Específicos de cada modalidade e o Regulamento Geral de Provas da DSDE em vigor. Acrescenta-se ainda, quando necessário o Regulamento de Prova, mais específico para cada momento competitivo. Para além das competições, os desportos gímnicos têm vindo a oferecer à comunidade escolar e público em geral espetáculos de elevada qualidade, não só no âmbito escolar como também em apresentações e parcerias com outras entidades.
Ginástica Aeróbica
O programa técnico de Ginástica Aeróbica do Desporto Escolar tem como referência fundamental o Regulamento Específico de Aeróbica do ano letivo em vigo, o Código de Pontuação de Ginástica Aeróbica da Federação Internacional de Ginástica e o Programa Técnico Nacional AeroGym, disponibilizado pela Federação de Ginástica de Portugal (FGP). Constitui, assim, uma forma importante de articulação entre os objetivos de desenvolvimento da ginástica, enquanto modalidade do sistema desportivo, e os Programas de Educação Física, suporte de desenvolvimento do Programa do Desporto Escolar. Existe dois níveis de competição que são diferenciados pelos elementos de dificuldade obrigatórios. A tabela de dificuldade sofreu alguma adaptação ao meio escolar, em relação ao que nos é apresentado pela FGP.
Ginástica Acrobática
Na Ginástica Acrobática existem várias especialidades, tais como: pares femininos, pares masculinos, pares mistos, grupos femininos (formados por 3 ginastas do género feminino - trio) e grupos masculinos (formados por 3 ginastas do género masculino - trio) e grupos misto (formados por 3 ginastas do género masculino e/ou feminino – trio misto).
Esta disciplina gímnica solicita um trabalho exigente ao nível da força, da flexibilidade, da coordenação, de concentração, de equilíbrio e de confiança entre os ginastas. Os ginastas apresentação todos as competências gímnicas em esquemas coreográficos, segundo um regulamento específico e com uma determinada duração. Nos esquemas de pares e de grupos/trios, os ginastas têm duas a três designações: o base (ginasta que tem mais força e normalmente é mais pesado e este contribui as figuras (montes e desmontes), estando sempre em contacto com o solo), o volante (ginasta mais leve e com mais flexibilidade, e este realiza as figuras sem estar em contacto com o solo) e o intermédio (nos grupos/trios existem um intermédio que está entre o base e o volante).
Ginástica Artística
A Ginástica Artística compreende a Ginástica Artística Masculina (GAM) e Ginástica Artística Feminina (GAF). Na Ginástica Artística Masculina (GAM) trabalha-se um conjunto de 6 aparelhos: Solo, Cavalo com Arções, Argolas, Saltos, Paralelas Simétricas e Barra Fixa. Na Ginástica Artística Feminina (GAF) compreende um conjunto de 4 aparelhos: Solo, Saltos, Paralelas Assimétricas e Trave.
Esta disciplina rege-se por um regulamento específico, com elementos obrigatórios que cada ginasta pode optar por um grau onde consta os diferentes exercícios, segundo a sua evolução técnica.
No Desporto Escolar regional, desenvolve-se atualmente 2 dos 6 aparelhos: solo e saltos, sendo que na Ginástica Artística Feminina podem realizar 3 aparelhos, onde o solo é obrigatório e a trave ou saltos são facultativos.
Ginástica de Trampolins
No Desporto Escolar regional, na Ginástica de Trampolins engloba as especialidades de Mini-Trampolim e o Tapete (em substituição do Tumbling). Nestas especialidades, o ginasta deverá executar uma série de elementos obrigatórios e facultativos quer no mini-trampolim quer no tapete, de acordo com um regulamento específico. Na vertente do mini-trampolim existe uma variedade de saltos, sendo um obrigatório e o outro facultativo, podem o ginasta escolher de acordo com as suas competências. No tapete o ginasta terá que realizar uma sequência gímnicas, tendo por base os elementos que constam no regulamento.
Atividades Rítmicas Expressivas
“A dança caracteriza-se através de conhecimentos, valores, atitudes, linguagem corporal, gestual e perspetiva de movimentos formais e informais. A sua forma universal de interpretação faz com que o movimento seja uma liberdade de expressão e motivação, única, independente de qualquer cultura, crença religiosa, limitação física e psicológica. A partilha de informação e troca de experiências é um lema importante para um bom funcionamento das Atividades Rítmicas e Expressivas (ARE), tal como a colaboração com todos os agentes diretos ou indiretos. Todas as propostas e partilha de informação para o bom funcionamento das ARE são importantes e gratificantes para a melhoria da modalidade.
Sendo a dança uma cultura abrangente de todos e em constante mutação (em termos de movimento), os grupos poderão apresentar um ou vários estilos de dança desde a clássica ao hip-hop, aos movimentos gímnicos integrados e outras vertentes de atualização constante cultural, dando ênfase à originalidade e criatividade de cada grupo.
Pretende-se fomentar e orientar mais ações de formação de âmbito local/regional e para professores e alunos quer ao nível do regulamento específico da modalidade, quer no âmbito do ensino da dança”. Os grupos “são a base fundamental do funcionamento das ARE para fomentar e incentivar a formação específica de alunos, juízes e professores. (em Regulamento Específico Atividades Rítmicas e Expressivas 2013-2017, Desporto Escolar, 2016).
Foi criado um Regulamento Específico de Atividades Rítmicas e Expressivas que se aplica a todas as competições desta disciplina, realizadas no âmbito do Programa do Desporto Escolar da Região Autónoma da Madeira em vigor, articulando o Regulamento Gímnico da Direção de Serviços da DSDE, Regulamento Específico de Atividades Rítmicas e Expressivas e o Regulamento Geral de Provas da DSDE em vigor. Pode ainda ser complementado pelo Regulamento de Prova elaborado pela entidade organizadora, caso a prova seja da responsabilidade de outra organização.
No entanto, esta disciplina pode ser dinamizada apenas para exibição e demonstração das coreografias, tanto nas competições como nos saraus e festivais.
COORDENAÇÃO:
Professora Manuela Vieira
Professora Bárbara de Sousa
Professor Rui Araújo
Email: dsde.ginastica@gmail.com