Na sequência da intempérie de 20 de fevereiro de 2010, passaram a verificar-se importantes deslocamentos horizontais e verticais no talude que suportava a plataforma rodoviária da ER 222 - Moledos, que faz a ligação entre as povoações dos Moledos e do Arco da Calheta, nos concelhos da Ponta do Sol e da Calheta, respetivamente, tornando-se necessário proceder à sua estabilização, numa extensão aproximada de 90 metros.
A solução técnica para a execução da obra contemplou a construção de uma estrutura de contenção que suporta a via rodoviária, constituída por uma cortina de estacas de betão com um metro de diâmetro, ancorada, com um a três níveis de ancoragens, num desenvolvimento aproximado de 90 metros. Na extremidade este da estrutura ancorada foi ainda executado um muro de suporte em betão armado, com desenvolvimento de 7,6 metros.
Foi efetuado o reperfilamento do terreno instabilizado, diminuindo significativamente o volume da massa de depósitos de vertente existente no topo do terreno instabilizado, e a reparação do pavimento, com a construção de uma estrutura de pavimento na extensão da intervenção e a retificação da camada de desgaste nas zonas de transição com as extremidades.
Com a conclusão da empreitada fica restabelecida, sem qualquer condicionamento, a circulação rodoviária na zona de intervenção.
O valor dos trabalhos foi da ordem de 1.240.000 euros, e foram executados pelo Consórcio “Afavias - Engenharia e Construções, S.A. / Andrade Gutierrez - Europa, África, Ásia, S.A.”, no prazo de 5 meses, entre julho de 2015 e janeiro de 2016.