Designação do projeto | Curso de Aprendizagem Código do projeto |M1420-09-5470-FSE-000009
Objetivo principal| Elevar a qualificação dos jovens e adultos, reforçando a qualidade da educação e formação.
Região de intervenção |Região Autónoma da Madeira
Entidade beneficiária |Instituto para a Qualificação, IP-RAM
Data de aprovação |07-11-2016
Data de início | 18-07-2016 Data de conclusão | 31-07-2018
Custo total elegível | 351.464,87€
Apoio financeiro da União Europeia (85%) |FSE – 298.745,14€
Apoio financeiro público regional (15%) | 52.719,73€
Objetivos, atividades, Resultados esperados/atingidos:
Os Cursos de Aprendizagem são cursos de formação profissional inicial, em alternância, dirigidos a jovens, privilegiando a sua inserção no mercado de trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos. Propomo-nos a oferecer cursos de aprendizagem aos jovens com idade inferior a 25 anos que concluíram com aproveitamento o 3º ciclo do ensino básico ou equivalente e que não detenham uma habilitação escolar de nível secundário ou equivalente.
Este projeto envolveu 5 Cursos de Aprendizagem nomeadamente, o curso de Técnico/a de Agência de Viagens e Transportes, Técnico/a de Mecatrónica Automóvel, Técnico/a de Instalações Elétricas, Técnico/a de Receção e Orçamentação de Oficina e Técnico/a de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica.
Após o recrutamento e seleção dos formandos, formadores e empresas, o IQ, IP-RAM iniciou as ações de formação.
Durante a realização das ações foi efetuada a monitorização e avaliação da operação, que incluiu a realização de reuniões de avaliação contínua e de acompanhamento, tanto em sala e como em Formação Prática em Contexto de Trabalho, pelos diferentes elementos da equipa formativa, os quais reúnem periodicamente para analisar progressos, dificuldades e redefinir novas estratégias de atuação, no sentido de serem atingidos os objetivos.
Pretendia-se apoiar 49 jovens e, no final da ação, atribuir o certificado de dupla certificação a, no mínimo, 75% dos mesmos. Foram apoiados 49 jovens e foi atribuído o certificado de dupla certificação a 93,88%, dos que estavam em condições de o obter (os que frequentavam o 3º ano).
14/02/2024R2