Exposição | Árvores Nativas de Portugal | Ponta do Sol

Exposição | Árvores Nativas de Portugal | Ponta do Sol A floresta nativa constitui um património do território assumindo uma grande importância ao nível ambiental, ecológico, sociocultural e económico.

As árvores nativas de Portugal são originárias do território português, estando muito bem adaptadas ao nosso solo e clima. Manter-se-iam predominantes caso não houvesse intervenção humana.

Com esta exposição pretende-se dar a conhecer, à comunidade escolar e população em geral, algumas das nossas árvores nativas mais importantes assim como as suas características, curiosidades e utilizações.

As 20 espécies selecionadas e que compõem esta exposição são:

Amieiro, Azevinho, Azinheira, Carvalho-alvarinho, Carvalho-cerquinho, Carvalho-negral, Castanheiro, Choupo-branco, Dragoeiro, Freixo-de-folhas-estreitas, Lódão-bastardo, Loureiro, Medronheiro, Oliveira, Pilriteiro, Pinheiro-manso, Salgueiro-branco, Sobreiro, Teixo e Ulmeiro.

Algumas são importantes do ponto de vista biológico e ecológico, outras do ponto de vista histórico e cultural e outras do ponto de vista económico.

A exposição é acompanhada por um guia de exploração, assim como, de alguns materiais pedagógicos recomendados para alunos de diferentes níveis etários.

Árvores Nativas de Portugal estará patente ao público de 11 de janeiro a 01 de fevereiro de 2019, no Centro Cultural John dos Passos.

Anexos

Descritores