Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.

CIRCUITO DE PORTUGAL 2019 chega à Madeira

Iniciativa única de sensibilização de detentores, pela 1.ª vez na Madeira 15-07-2019 Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente
CIRCUITO DE PORTUGAL 2019 chega à Madeira Entre os dias 15 e 18 de julho, o Circuito de Portugal 2019, promovido pela Valorpneu, chega pela 1.ªa vez à Região Autónoma da Madeira. Esta ação está contemplada no compromisso que a SRA estabelece com a entidade licenciadora (Valorpneu) no qual está previsto uma ação local, que tem como objetivo recordar as boas práticas do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU), reforçando o compromisso de todos os intervenientes para a sustentabilidade do setor.

De forma a garantir a máxima proximidade com todas as entidades detentoras de pneus usados (na RAM), escutando-as e monitorizando as suas principais preocupações, foi organizado um calendário que prevê a passagem por cerca de 40 pontos distribuídos por toda a ilha.

Recorde-se que os detentores de pneus usados alvo desta ação são pequenas oficinas e centro auto, estações de serviço, lojas especializadas, que retomam os pneus usados dos seus clientes. Estes agentes económicos têm um papel fundamental para o bom funcionamento deste fluxo e um contributo importante para o ambiente.

De salientar ainda que, na maioria dos países fora da Europa não existem sistemas de gestão organizados, pelo que a UE tem sido uma referência de estruturação para o resto do mundo. Assim como Portugal, onde em matéria de gestão dos pneus usados e a par com outros estados europeus, vigora a Responsabilidade Alargada do Produtor (RAP).

SOBRE A VALORPNEU

A Valorpneu é uma sociedade sem fins lucrativos, constituída a 27 de fevereiro de 2002 e licenciada pela primeira vez em 7 de outubro de 2002, por um prazo de 5 anos, pelos Ministérios das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente e da Economia, e tem como principal objetivo a organização e gestão do sistema de recolha e destino final de pneus usados. A licença atual da Valorpneu foi publicada a 14 de junho de 2018 e vigora até 31.12.2021. A Valorpneu, cuja estrutura agrupa operadores económicos responsáveis pela gestão de pneus e pneus usados, é uma sociedade por quotas, com o capital repartido pela ACAP (60%), ANIRP (20%) e APIB (20%).

Mais informação em: https://www.valorpneu.pt/