Entrar
Pesquisar
SRTAC
SRTAC
DRAM
DRAM
Adirecao
A Direção
Contactos
Contactos
Menu
GovernoRegional
Governo Regional da Madeira
SRTAC
Secretaria Regional de Turismo, Ambiente e Cultura
DRAM
Direção Regional do Ambiente e MAR
Adirecao
A Direção
InstrumentosGestao
Instrumentos de Gestão
Areas
Áreas
Avaliação e Gestão Ambiental
Avaliação e Gestão Ambiental
Resíduos e Economia Circular
Resíduos e Economia Circular
Recursos Hídricos
Recursos Hídricos
Litoral
Litoral
Ação Climática
Ação Climática
Inspeção Ambiental
Inspeção Ambiental
Legislação
Legislação
Contactos
Contactos
Entrar
Humberto Vasconcelos defende banana da Madeira em Estrasburgo
Secretário Regional esteve reunido com o comissário Europeu da Agricultura, Phil Hogan
19-09-2016
Agricultura e Desenvolvimento Rural
O secretário regional de Agricultura e Pescas esteve em Estrasburgo onde defendeu, perante o comissário Europeu da Agricultura, Phil Hogan e o Presidente do PPE, Joseph Daul a importância da cultura da banana para a Região.
Numa reunião inserida no âmbito da APEB – Associação de Produtores Europeus de Banana Humberto Vasconcelos falou sobre as características deste produto insular e a sua margem de crescimento. Lembrou igualmente que é necessário melhorar o apoio financeiro para os agricultores que cultivam este produto especialmente na Madeira onde o relevo dificulta por vezes os meios mecanizados e produções maiores.
Falando também para representantes da Martinica, Guadalupe e Canárias o governante lembrou que a banana da Madeira está permanentemente a sofrer a concorrência de outros mercados como o da América Latina que conseguem por os seus produtos no mercado com um preço inferior. “É fundamental dar mais rendimento ao agricultor face ao facto de sermos região ultraperiférica e pelo modo de cultura que praticamos. Há muitas famílias que dependem da banana” disse.
No final do encontro o comissário europeu mostrou-se muito sensibilizado reconhecendo a importância dos apoios comunitários para o sector. Phil Hogan ainda teceu vários elogios à organização do sector da banana no seio da APED.
Recorde-se que ainda este mês será inaugurado uma nova centro de manuseamento da banana na Ponta de Sol. Trata-se de um investimento ao nível do que há de melhor na Europa e que será capaz de processar cerca de 80 toneladas de banana dia.
Autor:
Por favor, use apenas texto simples.
Email:
feedback:
Por favor, use apenas texto simples.
Fechar
Anexos
Descritores
SRAP
Banana
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade
aqui.
Aceitar todos os Cookies
Aceitar apenas os cookies essenciais