Pesquisar

Dia Mundial do Turismo 2022, “Repensar o Turismo no Ecossistema da Longevidade”

No âmbito do Dia Mundial do Turismo 2022, a DRPPIL elaborou um documento com o seu contributo refletivo denominado "Repensar o Turismo no Ecossistema da Longevidade" 28-09-2022 Direção Regional Para As Políticas Públicas Integradas e Longevidade
Dia Mundial do Turismo 2022, “Repensar o Turismo no Ecossistema da Longevidade”

​​​​​DIA MUNDIAL DO TURISMO - UM EIXO DA ESTRATÉGIA REGIONAL DO ECOSSISTEMA DA LONGEVIDADE

 

Destaca-se que de acordo com o inquérito sobre Turismo Internacional realizado com 13.500 turistas que chegaram à Madeira, no aeroporto da ilha da Madeira e no porto do Funchal, entre a segunda metade de 2015 e o ano de 2016, apresentado pela Direção Regional de Estatística da Madeira, em 2018, o perfil do turista, neste inquérito, indica que os visitantes que chegam de avião têm uma idade média de 48 anos, que aumenta para 60 em relação aos que chegam em navios de cruzeiro (denominados excursionistas neste estudo). Outro indicador é que a maioria dos visitantes têm formação superior. Os turistas que chegam de avião estão na sua maioria no ativo.  Os excursionistas, que chegaram, portanto, de barco, são reformados.

 

____________________________________

Desde 1980, o Dia Mundial do Turismo celebra-se no dia 27 de setembro, por ser a data em que, no ano de 1970, entraram em vigor as diretivas que são consideradas como mais marcantes para o Turismo Global. 

 

​Este dia promove a tomada de consciência sobre o valor social, cultural, político e económico do turismo e a contribuição desta atividade para serem alcançados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

A Direção Regional para as Politicas Públicas Integradas e Longevidade, atendendo às suas atribuições, não ficou indiferente à celebração deste dia e, elaborou o DOCUMENTO sobre o tema o qual se anexa para Vossa Consulta.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.