Pesquisar

Cuidados Continuados - Diagnóstico Clínico, Diagnóstico Funcional e Diagnóstico Social do Utente Integrados numa Única Ferramenta Digital

Verbas apoiadas pelo PRR 21-26, vão permitir implementar Sistema de Informação e Gestão para a Rede de Cuidados Continuados Integrados 25-02-2023 Direção Regional Para As Políticas Públicas Integradas e Longevidade
Cuidados Continuados - Diagnóstico Clínico, Diagnóstico Funcional e Diagnóstico Social do Utente Integrados numa Única Ferramenta Digital

O Governo Regional, através da Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil, mediante a Coordenação Técnica da Direção das Políticas da Longevidade, está a desenvolver um Sistema de Informação e Gestão da REDE, o SIG REDE RAM.

 

A plataforma digital, em desenvolvimento, assegura o fluxo necessário para referenciar utentes que necessitam do programa de cuidados continuados integrados, e, de forma desmaterializada, centraliza toda a informação útil, desde a proposta de admissão, completo acompanhamento do processo do utente, até ao término da sua participação no programa da REDE, ou seja, até ao momento da alta clínica.

 

O acompanhamento do processo do utente, inclui avaliações integradas, mediante a aplicação de escalas de avaliação clínica, que incluem a avaliação da dor, das necessidades paliativas e ainda do risco de queda ou de úlcera de pressão. A plataforma vai facilitar ainda o diagnóstico funcional do utente, através da aplicação da Tabela Nacional de Funcionalidade (TNF). A implementação da avaliação do perfil funcional do utente é uma das medidas preconizadas na “Estratégia de Cuidados Integrados da RAM 2021-2026” [1] . A partir da desmaterialização da TNF, através do SIG REDE, a sua aplicação passará a ser obrigatória na referenciação do utente às Unidades da REDE, bem como no processo de acompanhamento durante o seu internamento, de acordo com norma a emitir pela DRPPIL.

 

Este projeto inscreve-se nas prioridades de digitalização do sector da Saúde e é apoiado por verbas do PRR 21-26, ao nível do Sub-investimento Expansão, Desenvolvimento e Melhoria da Rede de Cuidados Continuados Integrados da RAM, cuja Coordenação Técnica e operacional está a cargo da DRPPIL e a execução física e financeira é garantida pelo IASAUDE, IP-RAM.

 

Ana Clara Silva, responsável pela DRPPIL afirma que com a execução deste projeto pretende-se  “aperfeiçoar o Modelo Regional de Cuidados Continuados  Integrados incluindo o diagnóstico clínico, o diagnóstico social e o diagnóstico funcional do utente numa só  ferramenta digital, o que   irá contribuir para o incremento da racionalidade clínica, a simplificação do processo de referenciação e a melhoria do  acompanhamento do utente, permitindo a  identificação e a quantificação dos ganhos em saúde  que decorrem dos  ganhos em funcionalidade do utente que é admitido e seguido nas unidades da REDE.”

 

[1] Publicada no JORAM, I Série, Número 197, de 02 de novembro.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.