Pesquisar

A População Empregada está a envelhecer!

Entre 1986 e 2021, num horizonte de 35 anos, em Portugal, a classe trabalhadora envelheceu. Em 2021, 51% destes trabalhadores apresentou 45 anos ou mais, refletindo um aumento de 16%, quando confrontado com os valores de 1986 (35%). 11-10-2022 Direção Regional Para As Políticas Públicas Integradas e Longevidade
A População Empregada está a envelhecer!

A População Empregada está a envelhecer!
Entre 1986 e 2021, num horizonte de 35 anos, em Portugal, a classe trabalhadora envelheceu. Em 2021, 51% destes trabalhadores apresentou 45 anos ou mais, refletindo um aumento de 16%, quando confrontado com os valores de 1986 (35%).

 
Em Portugal apenas 24% dos trabalhadores são jovens, apresentam idades compreendidas entre os 15 e os 34 anos. Entre os países europeus (E27), Portugal, a par de Espanha, Itália e Grécia, é dos países onde trabalham menos jovens (Portugal ocupa 23.ª posição do ranking dos E27).


O aumento da esperança média de vida, associado à redução de nascimentos, concorrem para transição demográfica que se reflete essencialmente no envelhecimento populacional. As consequências deste fenómeno já são visíveis em particular no mercado de trabalho, com o envelhecimento do trabalhador. Na RAM, nos últimos 10 anos, entre 2011 e o 2.º trimestre de 2022, o n.º de trabalhadores com 45 ou mais anos cresceu 13%, alcançando 47% da população empregada, ainda assim inferior à proporção nacional. Estas alterações no mercado de trabalho podem implicar transformações nos sistemas de segurança social e em várias outras áreas de política pública.


A Direção Regional para as Políticas Públicas Integradas e Longevidade, no âmbito das suas atribuições, e, através do Desenvolvimento da Estratégia Regional para a Ecossistema da Longevidade (EREL), está a acompanhar e a registar estes fenómenos populacionais, por sector e contexto,   no sentido de incluir esta realidade nas propostas estratégicas e de ação das políticas públicas para a longevidade, contribuindo para uma sociedade mais equilibrada e mais sustentável.


Fonte:

a) PORDATA, Estatísticas sobre Portugal e a Europa
b)  INE/DREM, Inquérito ao Emprego


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.