Pesquisar

Conferência “Levadas e Moinhos de Água da Madeira – Tecnologias que fazem História” 

O Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira, acolhe no próximo dia, 17 de maio às 17:00, o a conferência “Levadas e Moinhos de Água da Madeira – Tecnologias que fazem História”, por Hartmut Wittenberg, Professor Jubilado de Hidrologia e Engenharia Hidráulica da Leuphana Universidade de Lüneburg, na Alemanha. 06-05-2024 Direção Regional do Turismo
Conferência “Levadas e Moinhos de Água da Madeira – Tecnologias que fazem História” 

O foco desta palestra é o funcionamento hidráulico e a tecnologia de levadas e moinhos, temas pouco abordados na literatura. 

Após Portugal tomar posse da então desabitada e densamente arborizada ilha da Madeira no primeiro quartel do século XV, o desmatamento e a queima de florestas para cultivar cana-de-açúcar e evaporar a seiva para produzir o “ouro branco” cobiçado por toda a Europa mudou drasticamente a ilha.

Na região surgiu a construção e operação de sistemas de levadas, canais estreitos para transportar água das zonas pluviais situadas na costa norte para a costa sul, suprindo as áreas de rega e criando trilhos ao longo das levadas propícios prática de trekking, que se tornaram atrativos turísticos únicos.

Por sua vez foram construídos na Região os moinhos de água, em locais descendentes ou em etapas topográficas das levadas, que convertiam a energia de queda em energia hidráulica útil para cortar madeira, moer cereais e auxiliar na produção do açúcar.

A participação nesta conferência é livre e gratuita. Os interessados podem efetuar a sus inscrição via email para o endereço eletrónico: ceha@madeira.gov.pt.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.