Pesquisar

Acessibilidades

Informações Úteis 29-11-2021 Direção Regional do Turismo
Acessibilidades

Tal como no resto da Europa, na Região Autónoma da Madeira existem construções com acessos e equipamentos para pessoas com necessidades especiais, entre as quais infraestruturas como centros comerciais, e outros edifícios situados na zona urbana da capital da Ilha – Funchal, que possuem boas condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. 

No entanto, nas construções mais antigas este tipo de acessibilidade não é tão comum, e as ruas e passeios mantêm os antigos pavimentos em pedra, pelo que, não estão preparados para a circulação de pessoas com necessidades especiais, embora já haja um maior esforço por parte das autarquias para adaptar.
 

 

Alojamentos acessíveis 

A maioria das unidades hoteleiras da Região oferecem boas condições e equipamentos para acomodar confortavelmente as pessoas com mobilidade reduzida, quase todos possuem elevadores e rampas de acesso. Contudo, é aconselhável informar-se sobre estas questões junto ao hotel onde pretende ficar alojado antes de fazer a sua reserva, de forma a esclarecer se as suas necessidades podem ser atendidas.


​Transportes Adaptados

Relativamente aos transportes públicos urbanos e cabinas de teleférico estes disponibilizam veículos/acessos adaptados para pessoas com limitações motoras.

A Região Autónoma da Madeira e designadamente o concelho do Funchal tem vindo a apostar na adaptação da sua rede de transportes, sendo que, atualmente existem 3 tipos de transporte disponíveis:  

 

Autocarros

A empresa Horários do Funchal conta com uma frota especial composta por quatro mini autocarros, três dos quais de lotação modulável com capacidade para três cadeiras de rodas e um com capacidade para nove. 

Esta empresa disponibiliza ainda um serviço reservado apenas para pessoas de mobilidade reduzida, efetuado em toda a área do concelho do Funchal e é realizado através de um sistema de marcação prévia. O serviço é prestado a partir do local da residência da pessoa que solicita o serviço à empresa com o fim no local indicado pelo utilizador.
 

Existe, ainda, a frota “Linha Verde” composta por uma frota de 20 autocarros que percorrem as zonas mais turísticas do centro da cidade, que possuem uma rampa facilitando a entrada de pessoas com mobilidade reduzida.

Esta empresa conta ainda com uma frota de 10 autocarros que operam nas zonas mais altas da cidade os quais possuem um elevador para a utilização de pessoas com cadeiras de rodas.
Mais informações em: https://bit.ly/2YVlman 


 

Horários do Funchal​

Rua Visconde Anadia, C. C. Anadia Shopping - Loja nº6  - Funchal

http://www.horariosdofunchal.pt/

e-mail: geral@horariosdofunchal.pt

Tel.: (+351) 291 705 555


 

Táxis​

Na Região existe uma frota de 21 táxis adaptados para o serviço de transporte de pessoas com mobilidade reduzida. Estes veículos encontram-se em todas as praças de táxis existentes na cidade do Funchal. 

Para reserva de um veículo adaptado à passageiros com mobilidade reduzida deverá contactar à empresa AITRAM- Táxis Madeira.



AITRAM- Associação dos Industriais de Táxi da Região Autónoma da Madeira

Conjunto Habitacional de Santo Amaro

Rua Fernando Rebelo, 28-A, Santo António

9020-406 Funchal

https://www.aitram.pt/#

Email: madeiraaitram@gmail.com 

Tel.: (+351) 291 765 760


 

Teleférico do Funchal (Funchal - Monte)​
No Teleférico do Funchal as zonas de embarque e as cabines são facilmente acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida, assim como as instalações sanitárias adequadamente equipadas.

As instalações foram concebidas para facilitar a utilização por pessoas com mobilidade reduzida e de modo a assegurar o embarque e desembarque tranquilos. Para este efeito a velocidade dos veículos é sempre reduzida dentro das estações e também, se for necessário, a instalação é parada pelo pessoal da operação que está em vigilância permanente e sempre disponível para ajudar os passageiros.
A lotação máxima das cabines é de 7 pessoas.
Por questões de segurança é permitido o embarque de apenas uma cadeira de rodas por cabine.

 

Teleféricos da Madeira, SA

Rua Bela de São Tiago, 20  - Piso 0, Escritório 15

9060-400 Portugal

Tel: (+351) 291 780 280

www.madeiracable.com 

E-mail: info@madeiracablecar.com

Veículos Adaptados

Todos os visitantes com mobilidade reduzida, aquando da sua visita ao arquipélago da Madeira, podem trazer consigo os seus equipamentos de apoio. Falamos tanto de cadeiras de rodas – manuais ou elétricas –, como de andarilhos, scooters de mobilidade, ou qualquer outro equipamento que facilite a deslocação. Relativamente ao transporte de cadeiras elétricas com baterias de lítio, e no caso de utilizar como meio de transporte para chegar ao arquipélago o avião, deve sempre entrar em contacto com a companhia área, pois a mesma necessita ser informada previamente.
Para os passageiros que prefiram, por isso, recorrer ao aluguer de equipamentos de mobilidade aquando da sua chegada à ilha da Madeira, existem empresas que se dedicam ao aluguer dos mesmos.

 

Scooters de mobilidade
Ortho Ilheus (Rent-a Scooter)

As "scooters de mobilidade" são equipamentos de fácil condução especialmente desenvolvidos para o transporte de pessoas com mobilidade reduzida (deficiências físicas e/ou motoras), permitindo-lhes a autonomia na realização das suas tarefas diárias. Este veículo é equiparável às cadeiras de rodas com motor elétrico, e a sua circulação na via pública equiparada ao trânsito de peões.  

A Ortho Ilheus é uma empresa vocacionada para o aluguer deste tipo de equipamentos, disponibilizando nesta tipologia várias opções altamente fiáveis e de fácil condução.



Ortho Ilheus
E-mail:orthoilheus@gmail.com | info@orthoilheus.pt
www.orthoilheus.pt
Tel. (+351) 932 748 644


 

Percursos Pedestres Recomendados

Relativamente a percursos pedonais na Madeira, o trilho entre o Pico das Pedras e Queimadas, situado no bonito concelho de Santana, encontra-se preparado para receber os visitantes com incapacidade motora e visual.

Desta forma, a beleza pouco acessível da Floresta Laurissilva pode ser apreciada através de um percurso com 2,1 km é acessível a pessoas com cadeira elétrica e tem uma duração aproximada de 3 horas (1/5 ida e regresso).

Mais informações: https://bit.ly/3nyU9kw​



Cultura

O concelho do Funchal reúne um conjunto de equipamentos, distribuídos por espaços de lazer e infraestruturas de foro cultural adaptados com acessibilidades para assistir pessoas com mobilidade reduzida ou com outro tipo de deficiência, nomeadamente:

 

Monumentos
•  Sé Catedral 

•  Teatro Municipal Baltazar Dias

•  Mercado dos Lavradores

•  Blandy´s Wine Lodge – Adegas da Madeira Wine Company

•  Casino da Madeira

•  Parque de Santa Catarina



Museus 

Funchal
• Museu CR7

• Casa-Museu Frederico de Freitas
(Obs. Acesso de elevador disponível,apenas para pessoas com cadeiras de rodas manuais e apenas no rés de chão)

• Museu A Cidade do Açúcar
(Obs. Acesso de elevador disponível. Este espaço museológico oferece WC adaptado)

• Museu Henrique e Francisco Franco
(Obs. Acesso a pessoas com cadeiras de rodas manuais  através de duas rampas manuais)

• Museu de Eletricidade - Casa da Luz

• Museu do Brinquedo

(Obs. Acesso a pessoas com cadeiras de rodas manuais  através de duas rampas manuais)

• Armazéns do Mercado 
(Obs. Acesso a pessoas com cadeiras de rodas manuais  através de duas rampas manuais)


 

Câmara de Lobos
• Museu da Imprensa 
(Obs. Acesso de elevador disponível, apenas para pessoas com cadeiras de rodas manuais e elétricas. Este espaço museológico oferece WC adaptado)


Ribeira Brava
• Museu Etnográfico da Madeira
(Obs. Acesso de elevador disponível, apenas para pessoas com cadeiras de rodas manuais e elétricas. Este espaço museológico oferece WC adaptado)

Machico
• Museu da Baleia 
(Obs. Acesso de elevador disponível, apenas para pessoas com cadeiras de rodas manuais e elétricas. Este espaço museológico oferece WC adaptado)

 

Atrações Temáticas
• Madeira Story Center
( Obs. Acessível através de elevador)

• Blandys Wine Lodges - Adegas São Francisco
(Obs. Acesso livre apenas na área das provas)

• Pereira d´Oliveira (Adegas de vinho)

(Obs. Acesso de elevador)

• Henriques & Henriques (Adegas de vinho)

(Obs. Acesso de elevador)

• Parque Temático da Madeira ( Santana)
( Obs. Áreas exteriores acessíveis. Este espaço oferece vários WC adaptados)

• Grutas de São Vicente e Centro de Vulcanismo ( S. Vicente)
( Obs. Acesso através de elevador apenas no espaço relativo ao Centro de Vulcanismo)

• Aquário da Madeira (Porto Moniz) 
 

 

Empresas de animação Turística

A Região Autónoma da Madeira reúne algumas Empresas de Animação Turística devidamente credenciadas para a prestação de serviços especializados nesta área.
 

 

 

  • "Safe Away Assisted Holidays– Empresa mais vocacionada para a prestação de serviços de saúde para visitantes com condições médicas pré-existentes, mas com uma oferta personalizada no planeamento e acompanhamento de atividades de animação turística adaptadas às especificidades de cada cliente. Reúne uma equipa experiente de profissionais de saúde (enfermeiros, médicos e outros terapeutas).
    http://safeaway.pt/pt/inicio/ 

 

 

 

  • "Safe Away Assisted Holidays"
    Empresa mais vocacionada para a prestação de serviços de saúde para visitantes com condições médicas pré-existentes, mas com uma oferta personalizada no planeamento e acompanhamento de atividades de animação turística adaptadas às especificidades de cada cliente. Reúne uma equipa experiente de profissionais de saúde (enfermeiros, médicos e outros terapeutas).
    Mais informações em: http://safeaway.pt/pt/inicio/ 

 

 
Para informação complementar sobre as Empresas de Animação Turística na RAM: https://visitmadeira.com/
 

 
Estacionamento
Cartão de estacionamento de modelo comunitário 
Os cidadãos portadores de uma deficiência motora com um grau de incapacidade igual ou superior a 60% ou com multideficiência profunda têm direito a estacionar nos locais que lhe estão especificamente destinados e, que para o efeito, se encontram devidamente assinalados, colocando sobre o para-brisas dianteiro do veículo, de forma visível do exterior, sempre que se encontre estacionado nos locais que lhe estão especialmente destinados, o Cartão de Estacionamento de Modelo Comunitário para pessoas com deficiência condicionadas na sua mobilidade, em conformidade, com o disposto no Decreto-Lei n.º 307/2003 de 10 de Dezembro.
Para mais informações: https://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/TransportesRodoviarios/TransporteMercadorias/Autorizacoes-contingente-multilateral-CEMT/Paginas/Autorizacoes-contingente-multilateral-CEMT.aspx)

 

 

APPS


App - TUR4all 

TUR4all é a App ibérica do Turismo Acessível. Nela se pode encontrar alojamento, restaurantes, bares, monumentos, museus, centros culturais, enoturismo, praias, atividades de lazer, postos de turismo, rotas urbanas… destinos e experiências acessíveis.

A aplicação permite que as pessoas com necessidades especiais possam planear as suas viagens, acedendo a informação objetiva e fiável sobre a acessibilidade dos recursos turísticos. A TUR4all está preparada para personalizar a pesquisa de acordo com as necessidades específicas do utilizador.

Na TUR4all são publicados recursos turísticos avaliados por especialistas em acessibilidade, com o selo distintivo TUR4all e também recursos introduzidos por utilizadores através de questionários online preparados para o efeito.

Mais informações em:  www.tur4all.com



 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.