Pesquisar

Festival do Atlântico

Eventos 24-11-2021 Direção Regional do Turismo
Festival do Atlântico

O Festival do Atlântico, evento que marca o início da época de Verão na Madeira, é um dos mais recentes eventos de animação turística, uma inictiva agendada entre os dias 31 de maio e 23 de junho.

 

Este evento consiste de um diversificado conjunto de iniciativas culturais distribuídas ao longo do mês de junho, sendo de realçar os espetáculos piromusicais, o Festival Raízes do Atlântico e a Semana Regional das Artes.


Espetáculos piromusicais - 1,8, 12 e 22 de junho (Sábados)
A vertente piromusical vem alegrar as noites de verão com as sessões de fogo-de-artifício, conjugadas harmoniosamente com música na deslumbrante baía do Funchal. Estes espetáculos que têm a duração aproximada de 20 minutos, surpreendendo milhares de pessoas que se deslocam à capital para observar um grandioso cenário de luz e de cor.
Denominado de Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício, estes espetáculos colocam em competição empresas que disputam um troféu atribuído por votação do público, através de tômbolas colocadas locais estratégicos da cidade do Funchal localizados no Cais da cidade, no dia do espetáculo, nos centros comerciais La Vie e Marina Shopping e no Posto de Turismo, na Avenida Arriaga.


 

Outras iniciativas que compõem o cartaz:

 

Mercado Quinhentista
Machico

7 a 9 de junho
O Mercado Quinhentista é um evento que recria o período histórico da descoberta do arquipélago e que se realiza, anualmente, no Largo da Praça, bem no centro da cidade de Machico. Este animado mercado pretende recriar vivências coletivas do período quinhentista, onde se podem se observar vários produtos, apresentações de artesanato, espaço de comes e bebes, jogos e animação diversa e exposições variadas. 


Espetáculos Piromusicais
1,8,15,22 de junho 

A música e o fogo de artifício conjugam-se de forma harmoniosa, assinalando o início e término do Festival do Atlântico. O espetáculo pirotécnico de abertura realiza-se no dia 1 de junho, em Machico, junto à Capela de São Roque, na área marítima circundante, 
Por sua vez, o encerramento das festividades acontece com dois espetáculos: o primeiro realiza-se a 21 de junho, na ilha do Porto Santo, junto ao cais da cidade de Vila Baleira, enquanto o segundo tem lugar no Funchal, no dia 22 de junho. São 20 minutos de magia, luz, cor… e música. 


Concurso Internacional de Fogo de Artifício da Madeira
8,10 e 15 de junho
Cais do Funchal
22:30

O Concurso Internacional de Fogo de Artifício da Madeira engloba a realização de três espetáculos piromusicais nos primeiros três sábados de junho e que podem ser apreciados ao longo de toda a baía do Funchal, durante 20 minutos. Nesta edição, são concorrentes empresas de pirotecnia de três países: França, México e Suíça. O objetivo é alcançarem o “Troféu do Atlântico”, prémio atribuído por um júri. Já o “Troféu Madeira Tão Tua” é atribuído pela votação do público. 

 

Sunsets de Verão
Praça do Povo

Os fins de semana são, por esta altura, mais animados e convidativos a atividades ao ar livre. Justamente por isso, durante o mês de junho, de sexta a domingo, poderá desfrutar de um animado sunset no jardim localizado junto à Praça do Povo, onde não vai faltar a música, o bom ambiente, e ainda, espaços gastronómicos com os tradicionais produtos madeirenses. 

 

Espetáculos Multimédia
Praça do Povo - Cais 8

Uma tela gigante com efeito tridimensional irá levar todos os espectadores numa viagem no tempo e no espaço. Assim, ao longo de 20 minutos e através de tecnologias de som, luz, fumo cénico, vídeo e fogo de artifício, recuaremos no tempo e assistiremos ao desenrolar da história do arquipélago da Madeira. 

 

Semana Regional das Artes
Placa Central da Avenida Arriaga

Esta é uma semana composta por um conjunto de dinâmicas artísticas que transformam a cidade do Funchal num espaço de criatividade, através de manifestações e performances de música, a dança, canto, movimento e cinema. 

 

Feira do Pão
Praça do Povo

A Feira Regional do Pão é um evento organizado pelo Lions Clube do Funchal, há mais de 20 anos. Realizado com o propósito de angariar fundos para as obras sociais do clube, este é um evento que se destaca, desde logo, pela forte aposta na animação e que vê a Praça do Povo encher-se de vida e som, através de diversas atuações diárias de grupos folclóricos. 

 
Espetáculo de Artes Circenses “Wicca”
Praça do Povo

Realizado na Praça do Povo, junto ao Cais do Funchal, este é um espetáculo vanguardista que nasce da fusão da dança com as artes circenses, em torno de uma época mágica: o emblemático Festival do Atlântico. 
O espetáculo conta com vários intérpretes que juntam performers das diferentes vertentes artísticas: cantores, bailarinos que fudem a dança contemporânea com a acrobacia de pés, aerialistas, trapezistas, malabaristas e cuspidores de fogo… todos, em palco, personificam rituais de passagem pelos elementos sol, água, fogo e ar, ao longe de 45 minutos de uma viagem única e mágica. 


Saiba mais...

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.