Pesquisar

"Os madeirenses e os açorianos são e querem ser portugueses"

Presidente da República lembra que todos os dias se constrói a Democracia e a Autonomia com a participação dos cidadãos 01-07-2016 Presidência
"Os madeirenses e os açorianos são e querem ser portugueses" O Presidente da República Portuguesa, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, participou na manhã de hoje, sexta-feira, 1 julho na Sessão Solene do Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses no Salão Nobre da Assembleia Legislativa Regional.

Na ocasião, o Presidente da República lembrou ser, desde a primeira hora, desde a Assembleia Constituinte, um defensor da consagração e do aprofundamento da Autonomia política da Madeira e dos Açores.
"Ao longo destas 4 décadas, a questão da Autonomia foi alvo de discussões intensas, de um saudável confronto de opiniões, mas tudo decorreu em paz e em serenidade, sempre sem por em causa o nosso dominador comum - o patriotismo constitucional e a fidelidade à República", relevou Marcelo Rebelo de Sousa.

"Os madeirenses e os açorianos são e querem ser portugueses, exatamente com o mesmo fervor do que minhotos ou beirões para evocar apenas aqueles que têm a ver com as minhas raízes familiares", continuou.

No início da sua intervenção, na Sessão Solene, o Presidente da República saudou todos os madeirenses e portosantenses, residentes e na diáspora, nomeadamente em países que atravessam crise económica, política e social e manifestou-se atento aos que temem perder poupanças de uma vida por força de vicissitudes em sistemas financeiros, quer em outros países, quer em Portugal.

Antes da do Chefe de Estado, decorreram intervenções do Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, dos representantes dos Grupos Parlamentares e do deputado independente.

Da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, o Presidente da República seguiu a pé, com as entidades presentes na Sessão Solene, até à Praça da Autonomia, para a cerimónia de deposição de Flores no Monumento à Autonomia.

O segundo dia da visita oficial de Marcelo Rebelo de Sousa à Região teve início na Praça do Povo, no Funchal, onde passou revista à Guarda de Honra conjunta pelos três Ramos da Forças Armadas.

A partir das 13 horas, o Presidente da República Portuguesa e o Presidente do Governo Regional da Madeira reúnem-se com jornalistas dos diversos órgãos de comunicação social na Quinta Vigia, residência oficial do Presidente do Governo Regional da Madeira.

Antes do almoço, Marcelo Rebelo de Sousa e Miguel Albuquerque plantam um Til, árvore endémica da ilha da Madeira, nos jardins da Quinta Vigia.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.