Pesquisar

«Projeto de interesse para a Humanidade»

Miguel Albuquerque visitou as Selvagens – a maior Área Marinha de Proteção Total da Europa 16-09-2022 Presidência
«Projeto de interesse para a Humanidade»

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, deslocou-se esta sexta-feira, 16 de setembro, à Reserva Natural das Ilhas Selvagens, onde esteve ao longo do dia, no âmbito da expedição inserida no programa da Conferência 'Ilhas Selvagens – Área Marinha Protegida: Um Catalisador para a Economia Azul Sustentável Nacional'.

Na Selvagem Grande, a maior das Selvagens, o Chefe do Governo indicou que atualmente a vigilância da Reserva Natural é realizada com recurso, não só a meios humanos – a Polícia Marítima, em permanência na ilha desde 2017 –, como também por meios eletrónicos – radar e satélite – garantindo a monitorização integral da extensa área de 2.577 km2.

A expedição foi igualmente oportunidade para o governante falar dos objetivos associados à maior área marinha de proteção total da Europa.  

«Nós, agora, temos a possibilidade de construir parcerias científicas com institutos e universidades internacionais, no sentido de garantir que a Reserva está ao serviço daquilo que é importante: da monitorização, do estudo da regeneração marítima, das áreas protegidas, do aquecimento global, da acidez dos oceanos, da capacidade desta área, que é muito grande, servir como catalisador para a reprodução das espécies marinhas», vincou Miguel Albuquerque.

Está, neste momento, numa fase embrionária e daí a importância de termos hoje aqui o Enviado Especial do Secretáro-Geral da ONU para os Oceanos, Peter Thomson. Trata-se de um projeto de interesse global, de interesse para a Humanidade – não de interesse setorial ou segmentado», prosseguiu.

Em termos de futuras expedições com fins científicos, o líder do Executivo madeirense recordou estar já regulamento e aprovado o turismo científico.

À imagem da conferência, realizada ontem, a expedição decorre da criação da Maior Área Marinha de Proteção Total da Europa, na sequência da iniciativa do Governo Regional da Madeira para a aprovação de um novo regime jurídico sobre a Reserva Natural das Ilhas Selvagens, que ampliou significativamente a proteção das águas em torno daquelas ilhas.

O Chefe do Governo visitou o subarquipélago, que é hoje, como referido, a maior área marinha de proteção total da Europa, acompanhado por Peter Thomson, Enviado Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para os Oceanos, bem como da Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras,, do Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Gouveia e Melo e da Secretária Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, entre outros.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.