Pesquisar

Dicionário de Falares do Arquipélago da Madeira apresentado na Quinta Vigia

“Ler na Vigia”: um encontro com a leitura e o livro 11-05-2017 Presidência
Dicionário de Falares do Arquipélago da Madeira apresentado na Quinta Vigia

O Dicionário de Falares do Arquipélago da Madeira foi apresentado nos Jardins da Quinta Vigia, ação integrada na iniciativa ‘Ler na Vigia’, que decorre até sexta-feira, 12 de maio.

A obra, da autoria de J. M. Soares de Barcelos, dá continuidade à ‘Coleção Dicionários’ editada pela Direção Regional da Cultura e constitui um valioso contributo para um maior conhecimento e mais profunda compreensão das marcas da identidade cultural madeirense, de que a linguagem e os falares se assumem como vertente principal.

Este volume vem na sequência de outras ações editoriais integradas da Direção Regional da Cultura, respeitantes à preservação e valorização do nosso património etnográfico e tradicional, aqui inscrevendo-se a publicação já levada a efeito, como a dos livros Apontamentos de Etnografia Madeirense ou A Linguagem Popular da Madeira, ambos de António Marques da Silva.

O Dicionário de Falares do Arquipélago da Madeira é o resultado de apuradas pesquisas no âmbito da linguística que o seu autor, médico de formação e de profissão, vem aprofundando desde há muito, posto que, nesta área, tem investigado e publicado, nomeadamente um Dicionário de Falares dos Açores — Vocabulário regional de todas as ilhas, pela Almedina, em 2008.

Conforme diz no Prefácio Naidea Nunes, o “estudo dos falares regionais é uma área muito vasta que necessita de um trabalho exaustivo. Por isso este glossário de João M. Soares de Barcelos é mais um valioso contributo para o melhor conhecimento do vocabulário popular da Madeira e do Porto Santo, tendo a particularidade especial de apresentar a contextualização linguística e cultural dos vocábulos dicionarizados”.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.