Pesquisar

Albuquerque releva importância da etnografia

Presidente do Governo visitou o presépio do Curral das Freiras. Na ocasião sublinhou a importância da dimensão etnográfica para as novas gerações de madeirenses que não conheceram a Madeira antiga 27-12-2022 Presidência
Albuquerque releva importância da etnografia

«As novas gerações, por razões óbvias, desconhecem a vida penosa e o trabalho duro na Madeira antiga. E este presépio etnográfico retrata bem a forma como as pessoas trabalhavam e viviam em condições precárias e sem conforto».

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, relevou a dimensão pedagógica, que decorre do caráter etnográfico do presépio do Curral das Freiras, por ocasião da visita que realizou na tarde desta terça-feira, 27 de dezembro.

«Temos a demonstração de algumas das tarefas que as pessoas desempenhavam – desde levar barris às costas, ao transporte de doentes em redes e de bens alimentares, passando por montes e vales – até à forma como viviam, em habitações rudimentares. Eram vidas muito, muito duras», lembrou Miguel Albuquerque.

O presépio etnográfico do Curral das Freiras é uma iniciativa da Associação Refúgio da Freira, já na sua 18ª edição. Este ano, pela primeira vez, a associação contabilizará o número de visitantes.

O presépio mantém-se aberto ao público até 15 de janeiro.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.