Pesquisar

13 milhões de euros investidos no património 181 imóveis foram classificados

Miguel Albuquerque anunciou que desde 2019 foram investidos mais de 13 milhões de euros no património edificado da Região. A valorização e a requalificação do Património Cultural, material e imaterial, tem sido a marca deste Governo, afirmou, hoje, durante o debate sobre a Cultura. 12-04-2023 Presidência
13 milhões de euros investidos no património 181 imóveis foram classificados

«Foi restaurado o Teto da Sé do Funchal, uma obra extraordinária que venceu o prémio Gulbenkian e o prémio APOM. A obra do Convento de Santa Clara será inaugurada em breve. Segue-se o Museu do Romantismo, na Quinta do Monte, a qual está a ser requalificada de forma exímia. E a Fortaleza de São Tiago, onde será aberto o Museu de Arqueologia», elencou.

Isto para além da oferta materializada no restauro do Solar do Aposento, em Ponta Delgada.

O presidente do Governo lembrou ainda que foi reaberto o Museu de Fotografia, considerado o Museu do Ano pela APOM em 2020. E que foram ainda disponibilizados à população importantes espaços culturais: Quinta Magnólia – Espaço das Artes, Solar de São Cristóvão, Torre do Capitão

O Governo Regional apoiou ainda, salientou, a recuperação da Capela das Babosas, da Igreja de São João Baptista, na Fajã da Ovelha e das Salas do Tesouro de Machico e Ribeira Brava.

Por outro lado, são já 181 os imóveis classificados na Região Autónoma da Madeira, conforme destacou Miguel Albuquerque, recordando o trabalho que vem sendo feito na classificação de património móvel.

Em 2021, recordou, concluíram-se os processos de classificação do Mercado dos Lavradores e da Escola Primária do Porto Santo.

O presidente do Governo Regional acentuou, para além do trabalho em rede com organismos nacionais e internacionais, a aplicação das novas tecnologias no âmbito dos organismos que tutelam a cultura e o património, é hoje uma realidade na nossa Região.

É o caso, enalteceu o governante – que falava na abertura do debate sobre a Cultura, na ALRAM – «da Plataforma Cultura Madeira, que reúne a oferta cultural regional atualizada diariamente».

Paralelamente, o portal Museus da Madeira atingiu mais de 200 mil visualizações.

Miguel Albuquerque colocou ainda o foco no facto de o Arquivo e Biblioteca da Madeira ser hoje, de forma destacada, o segundo arquivo do país em presença digital, com cerca de 2,2 milhões de ficheiros digitais em linha e mais de 900 mil registos descritivos de documentos, ficando, apenas, atrás dos Arquivos Nacionais da Torre do Tombo.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.