Pesquisar

Jardim Botânico mais operacional e funcional após investimento de 870 mil euros

Miguel Albuquerque visitou o Jardim Botânico por ocasião do 63º aniversário. O ano de 2022 correspondeu ao número recorde de visitantes. O Presidente do Governo abordou novos investimentos para o tornar ainda mais atual, atrativo e relevante em termos científicos. 28-04-2023 Presidência
Jardim Botânico mais operacional e funcional após investimento de 870 mil euros

Depois das importantes obras realizadas no Jardim Botânico, em termos funcionais e de melhoria das condições de operacionalidade, o Governo Regional prepara-se para lançar novos investimentos que visam, por um lado aumentar a coleção científica e, por outro criar novas atratividades. 

A mensagem do Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, que hoje visitou o Jardim Botânico, por ocasião do 63º aniversário. 

O Chefe do Governo apontou o investimento recentemente realizado, apoiado pelo FEDER, na ordem dos 870 mil euros, contemplando a implementação do sistema de rega, uma nova entrada dedicada a grupos, novas portarias e equipamentos de emissão e controlo de visitantes, melhoria das acessibilidades e construção de rampas para pessoas com mobilidade reduzida, impermeabilização de lagos e melhoria da sinalética. 

O Chefe do Governo salientou o facto de o Jardim Botânico ter registado o maior número de visitantes em 2022. Um crescimento que vem sendo sustentando por novos recordes de entradas nos primeiros meses de 2023 face ao período homólogo. 

Nesse sentido, Miguel Albuquerque defendeu a realização de novos investimentos, com o objetivo de tornar o Jardim Botânico ainda mais atual, atrativo para visitantes e ainda mais relevante em termos científicos. 

Assim, ao abrigo do próximo quadro comunitário de apoio, o Governo Regional prevê investir cerca de 3 milhões de euros na criação de uma ala dedicada a espécies tropicais, numa área com cerca de 7 mil metros quadrados, localizada na área sul do Jardim Botânico. 

«A criação da ala tropical no Jardim Botânico, inclui uma estufa com cerca de mil metros quadrados, mais um conjunto de estruturas para aves em voo livre, onde as pessoas podem percorrer o espaço, com as plantas e as aves exóticas em áreas cobertas livres», explicou o líder do Executivo. 

A área coberta albergará espécies mais propensas a um ambiente interior, sendo a restante área – a maior – dedicada a espécies com características para o exterior. 

O projeto inclui ainda um passadiço ao longo da vertente oeste do Jardim Botânico, oferecendo uma vista sensacional para o Funchal, culminando num miradouro em vidro. 

«Uma das alas do miradouro terá um vidro lançado para fora para que as pessoas possam também ter as chamadas emoções do instagram», disse o governante. 

A candidatura será concretizada em breve, seguindo-se mais adiante a abertura de concurso.    

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.