Pesquisar

DBRS junta-se à Fitch na classificação da Madeira como região de investimento

Miguel Albuquerque recordou hoje que a redução da dívida pública da Região é acompanhada há anos por uma redução do IRS e do IRC, com o objetivo de devolver rendimento às famílias e às empresas 29-07-2023 Presidência
DBRS junta-se à Fitch na classificação da Madeira como região de investimento

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, salientou este sábado o facto de mais uma agência de rating, no caso a DBRS, ter classificado a Madeira como uma região de investimento, reconhecendo, assim, a evolução positiva da dívida pública da Região Autónoma da Madeira, que decorre da amortização e controlo da mesma por parte do Governo Regional.

Miguel Albuquerque recordou que atualmente a dívida pública da Região, em percentagem do PIB, se situa nos 88%, abaixo da média dos Estados da União Europeia e muito abaixo da média do País.

«É muito importante dizer isto porquê? Por que nós nunca descuramos a sustentabilidade da dívida pública da Madeira», salientou o Chefe do Governo.

Acompanhando a redução da dívida pública, o Governo Regional implementou ao longo dos últimos anos a redução da carga fiscal, quer para as famílias, através do IRS, quer para as empresas, através do IRC, representando, nos últimos quatro anos, uma devolução de 358 milhões de euros.

«O apoio às famílias é feito de forma ativa, com um conjunto de apoios que são dados, mas acontece, sobretudo através da redução da carga fiscal», disse Miguel Albuquerque.

«Não tenho dúvidas de que uma carga fiscal ajustada, razoável, é muito melhor para devolver rendimento às famílias e às empresas para que as empresas continuem a investir e as famílias continuem a fazer da sua vida o que melhor entenderem e esse dinheiro não ser capturado pelo Estado», concluiu.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.