Pesquisar

“Afonso Cerqueira” será afundada no Cabo Girão

Despacho de cedência da corveta já foi publicado 23-09-2016 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
“Afonso Cerqueira” será afundada no Cabo Girão

O Ministro da Defesa já assinou o despacho de cedência da Corveta “Afonso Cerqueira” à Região Autónoma da Madeira, com data de 12 de Setembro.


A embarcação, abatida ao efetivo de navios da Armada Portuguesa, será entregue a título gratuito, através de protocolo a ser celebrado entre a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais e o Chefe de Estado-Maior da Armada.

 

O Governo Regional, quando estiver na posse da corveta, pretende afundá-la no futuro Parque Natural Marinho do Cabo Girão, com o objetivo de constituir um recife artificial e um local privilegiado para a proliferação e observação da vida marinha, com grande potencial turístico na área do mergulho amador. Só que até lá, ainda decorre um longo processo, que culminará com a limpeza e remoção de materiais nocivos do navio, com o objetivo de evitar quaisquer repercussões ambientais negativas, tendo agora a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, através do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, de preparar a candidatura a fundos europeus disponíveis para o efeito. Pelo meio, serão ainda necessários realizar estudos técnicos e ambientais inerentes à concretização deste tipo de operação.

 

Recorde-se que, recentemente, o Governo Regional afundou, com sucesso, no Porto Santo, uma outra corveta.

 

A Pereira D’Eça foi colocada na zona costeira da ilha, entre o Porto de Abrigo, a Oeste, e o Ilhéu de Cima, a Leste, na Área Marinha Protegida deste ilhéu, pertencente à Rede de Áreas Marinhas Protegidas do Porto Santo, entre as batimétricas dos 28 e dos 30 metros de profundidade.

 

A Secretária Regional do Ambiente não tem dúvidas que, “para além, da oferta ao nível do turismo de lazer, a criação deste recife artificial “constitui também uma forma de aumentar a quantidade de peixes na área, pois fornece refúgio à fauna marinha, favorecendo a sua atividade reprodutiva e funcionando como um berçário dos juvenis”.

 

Desta forma, para Susana Prada “estamos a criar excelentes condições para que o Parque Natural Marinho do Cabo Girão seja um sucesso, alicerçado na excelência da geodiversidade, do património geológico, paisagístico e cultural ali existente, assim como a qualidade da água e de todo o ecossistema marinho”.

 

Quando à corveta “Afonso Cerqueira”, trata-se de uma embarcação pertencente à mesma classe que a corveta “General Pereira d’Eça”. Tem um comprimento de 85m e um calado de 22m, sendo que a sua tripulação regular foi composta por 7oficiais, 154 sargentos e 51 praças. A sua construção teve início a 16 de Março de 1973, tendo estado ao serviço da Marinha durante mais de 40 anos.

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.