Pesquisar

Ambiente faz levantamento da Rede Regional de Caminhos Reais

A Madeira, parceira de Canárias, Açores e Cabo Verde no VALCONMAC, vai recuperar um dos caminhos reais através deste projeto. 22-05-2017 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Ambiente faz levantamento da Rede Regional de Caminhos Reais A Região, através da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais – Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, é parceira de Canárias, Açores e Cabo Verde num projeto, no espaço macaronésico, que visa proceder ao levantamento da rede de caminhos reais e recuperar um deles. O caminho real a ser intervencionado será um dos que integram a Rede Natura 2000 e servirá de “piloto” como modelo para outras ações de recuperação.

O projeto VALCONMAC – Valorização e Conservação dos Recursos Florestais na Macaronésia visa estabelecer relações entre as regiões da Macaronésia e de Cabo Verde, de forma a aumentar o conhecimento destas sobre as temáticas ligadas à floresta. Este projeto vai já para o terreno em 2017 e tem a duração até 2019.

A Madeira além do interesse especial pelo trabalho de levantamento da rede de caminhos reais, vê, através desta parceria, uma oportunidade para trabalhar a conservação de proteção dos habitats florestais, para fomentar a valorização do património natural e cultural florestal e para a partilha de conhecimentos em matéria florestal entre as regiões da Macaronésia.

O projeto prevê, também, realizar a inventariação, caraterização e avaliação do estado de conservação das árvores singulares, e aumento da resiliência às alterações climáticas dos habitas florestais; a valorização dos habitats florestais singulares da Rede Natura 2000, a revalorização das infraestruturas associadas e a promoção e fomento experimental de trilhos e rede de centros florestais, que funcionem como nichos de atração de visitantes. 

Colocar no terreno um programa de intercâmbio de informação florestal nas regiões macaronésicas, através de encontros técnicos e congressos que promovam os conhecimentos dos métodos e políticas, para oferecer garantias e otimizar a conservação dos recursos florestais na macaronésia, dando-se assim continuidade ao trabalho já iniciado em 2006 pelos beneficiários do projeto é outra das ações previstas.
  
O VALCONMAC é um projeto aprovado pelo FEDER para o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza no valor de 283.9 mil €, 85% do seu total.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.