São mais de mil as Bandeiras Verdes que já foram entregues pela Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente (DROTA). Aliás, desde 2003, ano em que o programa passou a ser coordenado regionalmente pela DROTA, já foram entregues 1.116 Bandeiras Verdes aos estabelecimentos de ensino da Região, em reconhecimento das boas práticas ambientais lá praticadas. Isto é demonstrativo do sucesso do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na Madeira no âmbito do Programa Eco-Escolas. O Programa Eco-Escolas é uma iniciativa internacional que visa encorajar e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelos estabelecimentos de ensino no âmbito da Educação Ambiental e da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, mais concretamente na sensibilização das comunidades escolares para as mudanças que são necessárias em prol da melhoria do Ambiente Global. Adicionalmente, o Programa procura estimular a criação de parcerias entre as escolas e as autarquias, as empresas, os órgãos de comunicação social, ONGs e outros agentes interessados em contribuir para a melhoria do Ambiente. Programa coloca os alunos no centro das decisões Porque o objetivo é fazer dos alunos os principais agentes de mudança na relação entre a comunidade escolar e o Ambiente, o Programa baseia-se numa abordagem ‘bottom-up’, ou seja, dos alunos para os decisores, pois é essa a opção metodológica considerada mais adequada para trabalhar a cidadania participativa, o envolvimento e as tomadas de decisões nas crianças e jovens. Caso os estabelecimentos que participam no Programa registem determinados níveis de sucesso na adoção de práticas ambientalmente corretas e desejáveis, recebem, da ABAE através da DROTA, uma Bandeira Verde. Este galardão que é um símbolo do trabalho realizado em cada instituição escolar pelos alunos, encarregados de educação, professores, auxiliares e restante comunidade escolar, é entregue durante a realização do Encontro Regional Eco-Escolas da RAM. Iniciativa aporta vantagens para as escolas De acordo com vários professores contactados pelo Site da DROTA, o Programa Eco-Escolas aporta inúmeras vantagens para os estabelecimentos de ensino que integram a iniciativa. De acordo com um desses professores, “O Programa Eco-Escolas é um bom instrumento para o desenvolvimento de uma educação para a cidadania na escola.” Já outro professor realça as vantagens para os estabelecimentos de ensino, observando, “Acredito que a escola beneficia com uma abordagem mais eficaz de gestão dos recursos”. Este sentimento é reiterado por outros docentes que notam, “A escola decidiu recorrer ao Programa Eco-Escolas como forma de melhorar a gestão dos recursos e o mesmo possibilitou promover um desenvolvimento sustentável, assim como a educação ambiental.”