Pesquisar

Trabalhos de requalificação da Mata da Nazaré

Com a requalificação deste parque urbano, pretende-se aumentar a qualidade de vida e o bem-estar da população local, contribuindo ainda para a preservação do património natural, uma vez que será mantida a área verde existente, com cerca de 13.000 m2 de área. 30-06-2023 Equipamentos e Infraestruturas
Trabalhos de requalificação da Mata da Nazaré

Os trabalhos da empreitada de reabilitação e requalificação paisagística da Mata do Conjunto Habitacional da Nazaré iniciaram-se no final do mês de janeiro. O Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, realizou uma visita de trabalho ao local e revelou que se prevê a sua conclusão no decorrer deste verão.

 

Neste momento, as estruturas dos três edifícios - snack-bar com esplanada, o núcleo de sanitários e o pavilhão de jardim destinado a acolher pequenos eventos, exposições, atividades lúdicas, sociais e educativas - estão finalizadas e decorrem trabalhos de instalações especiais e acabamentos.

 

A zona do palco está em fase de acabamentos, e iniciar-se-á de seguida a estrutura da cobertura. O parque infantil também já está implantado, faltando a execução do pavimento final e instalação de equipamentos.

 

Nas áreas ajardinadas está a terminar a execução das zonas de circulação pedonal. Neste mês de junho serão feitas novas plantações nas áreas ajardinadas.

 

A obra foi lançada pela Secretaria Regional de Equipamentos e Infraestruturas, através da IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, e representa um investimento na ordem dos 725 mil euros, tendo por objetivo a requalificação do espaço verde público conhecido como ‘Mata da Nazaré’.

 

Com a requalificação deste parque urbano, pretende-se aumentar a qualidade de vida e o bem-estar da população local, contribuindo ainda para a preservação do património natural, uma vez que será mantida a área verde existente, com cerca de 13.000 m2 de área.

 

A intervenção vai transformar todo o espaço envolvente, não só com o reforço de espécies arbóreas e herbáceas, mas também com a construção de uma cafetaria com esplanada, a instalação de um palco coberto e de um circuito de manutenção com equipamentos desportivos, nos quais se insere um núcleo de recreio infantil e de atividade física intergeracional.

 

O parque será vedado, sendo criado um percurso pedonal e outros complementares nas periferias, com acessos de viaturas e zonas de estacionamento. O objetivo será dotar este espaço de condições de funcionamento e atratividade, que permitam estabilizar todo o conjunto de uma forma funcionalmente equilibrada e multivalente.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.