Pesquisar

Conjunto Habitacional do Seixal alvo de trabalhos de melhoria da eficiência energética

Com estas obras pretende-se otimizar a eficiência energética dos fogos, reforçando-se, assim, a política de reabilitação do parque habitacional gerido pela IHM, proporcionando, ao mesmo tempo, melhorias significativas nas condições de habitabilidade das famílias residentes e uma consequente redução da fatura energética dos beneficiários. 04-07-2023 Equipamentos e Infraestruturas
Conjunto Habitacional do Seixal alvo de trabalhos de melhoria da eficiência energética

A IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira está, neste momento, a realizar obras de beneficiação e de melhoria da eficiência energética no Conjunto Habitacional do Seixal, concelho do Porto Moniz, que engloba 13 moradias. O Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, realizou uma visita para acompanhar estes trabalhos.

 

Esta intervenção, iniciada no início deste ano, representa um investimento na ordem dos 500 mil euros e deverá estar concluída no próximo mês de agosto/início de setembro.

 

Os principais trabalhos consistem na reabilitação e isolamento de paredes e coberturas das habitações, substituição de vãos envidraçados por novos com melhor desempenho energético e instalação de painéis solares.

 

Com estas obras pretende-se otimizar a eficiência energética dos fogos, reforçando-se, assim, a política de reabilitação do parque habitacional gerido pela IHM, proporcionando, ao mesmo tempo, melhorias significativas nas condições de habitabilidade das famílias residentes e uma consequente redução da fatura energética dos beneficiários.

 

Recorde-se que o Governo Regional, através da Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, entidade que tutela a IHM, delineou um conjunto de medidas de eficiência energética para ajudar a minimizar esse impacto negativo junto das famílias. Neste sentido, a IHM delineou para 2022 e 2023, um ambicioso plano de intervenção em vários conjuntos habitacionais, que passa pela realização de várias empreitadas que trarão mais conforto térmico e poupança energética aos fogos habitados pelos seus inquilinos.

 

Só para obras de reabilitação e melhoria da eficiência energética, a IHM tem previsto um pacote de investimentos, suportado por fundos comunitários e Orçamento Regional, que ronda os 8,6 milhões de euros, abrangendo nove conjuntos habitacionais, em quatro concelhos da Região, nomeadamente Funchal, Câmara de Lobos, Porto Moniz e Santa Cruz.

 

Serão à volta de 355 os fogos reabilitados até ao final de 2023.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.