Pesquisar

Reabilitação do Empreendimento Praia da Alagoa no Porto da Cruz

A principal intenção foi reavivar o espaço, com a fomentação de atividades lúdicas e desportivas, proporcionando espaços úteis para as práticas desportivas presentes na freguesia 22-07-2023 Equipamentos e Infraestruturas
Reabilitação do Empreendimento Praia da Alagoa no Porto da Cruz

O Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, visitou o empreendimento da Praia da Alagoa, no Porto da Cruz, que foi alvo de uma reabilitação por parte da Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento (SMD).

 

Este espaço, executado em 2003/2004 pela SMD, foi construído com o objetivo primordial de dotar de melhores condições de utilização a já existente e muito frequentada praia local.

 

A SMD decidiu reformular e direcionar este espaço para o setor crescente naquela zona, os desportos de mar e natureza. Essa reabilitação resultou num investimento de 181.449,50€.

 

A reabilitação da Praia da Alagoa arrancou no último trimestre de 2022, tendo sido concluída recentemente. “A principal intenção foi reavivar o espaço, com a fomentação de atividades lúdicas e desportivas, proporcionando espaços úteis para as práticas desportivas presentes na freguesia, com a criação de espaços de lavagem de equipamentos e duches para banhistas e surfistas, zona de lavagem de equipamentos de praticantes de BTT e Downhill, melhoramento das zonas de permanência, com a recuperação do pavimento do solário e deck, implementação de novos bancos de jardim, papeleiras, entre outros equipamentos”, explica Pedro Fino.

 

A zona do parque infantil também foi recuperada, com a adaptação do espaço para atividades infantis no pavimento, de modo a garantir maior durabilidade face à proximidade ao mar.

 

Os balneários existentes foram também reformulados e ajustados às necessidades do local, sendo convertidos em apenas instalações sanitárias e zona de arrumos. O revestimento em madeira do edifício das instalações de apoio foi tratado e recuperado. Aliada a esta intervenção, foi ainda substituída toda a iluminação da praça e colocada sinalética informativa em plástico reciclado, dando prioridade à durabilidade, baixa manutenção e integração na paisagem.

 

O restaurante local encontra-se concessionado, sendo que foi recuperada a zona da esplanada e existem quatro escolas de surf nesta praia.

 

De destacar que, com os anos, esta praia tornou-se um ponto de paragem obrigatória para os surfistas que rumam a norte, sendo que o Porto da Cruz se tornou um ponto de referência para a prática do surf e bodyboard.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.