Pesquisar

Governo Regional empenhado na transição energética com recurso a energias mais limpas

Na prossecução deste objetivo, Pedro Fino exemplificou com alguns projetos da EEM que já se encontram em implementação ao abrigo do PRR, nomeadamente a instalação de centrais de baterias, a remodelação das centrais hidroelétricas da Calheta e Serra de Água, a montagem dos contadores inteligentes e a melhoria da gestão e eficiência da iluminação pública, projetos estes que ascendem a 69 milhões de euros. 31-10-2023 Equipamentos e Infraestruturas
Governo Regional empenhado na transição energética com recurso a energias mais limpas

O Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Eng.º Pedro Fino, presidiu no dia 31 de outubro, no auditório do Museu de Eletricidade da Madeira, à sessão de apresentação da conclusão do INSULAE, um projeto cofinanciado pela Comissão Europeia que, a nível regional, envolve diretamente a EEM e a ACIF-CCIM, e que tem como objetivo aumentar a descarbonização dos sistemas energéticos das ilhas da União Europeia com recursos a soluções tecnológicas inovadoras.

 

Através dessas soluções, serão garantidos carregamentos das baterias dos veículos elétricos com energia 100% produzida através de fonte renovável, e serão de igual modo disponibilizadas plataformas digitais para programar os carregamentos dos veículos nos momentos onde a disponibilidade de energia produzida, através das fontes renováveis, é maior.
Na ocasião, o governante afirmou que a transição energética é, cada vez mais, “um imperativo impossível de contornar para uma região como a nossa”, enfatizando que o Governo Regional está “muito empenhado em reduzir as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, melhorando a qualidade do ar que respiramos, e contribuindo à nossa escala para o esforço coletivo de descarbonização”.

 

Na prossecução deste objetivo, Pedro Fino exemplificou com alguns projetos da EEM que já se encontram em implementação ao abrigo do PRR, nomeadamente a instalação de centrais de baterias, a remodelação das centrais hidroelétricas da Calheta e Serra de Água, a montagem dos contadores inteligentes e a melhoria da gestão e eficiência da iluminação pública, projetos estes que ascendem a 69 milhões de euros.

 

Paralelamente, destacou ainda o investimento que está a ser realizado no âmbito da eficiência energética, com intervenções a decorrer em nove bairros sociais, em escolas públicas (escolas Gonçalves Zarco e Horácio Bento de Gouveia) e, dentro em breve, nas habitações privadas através do programa Casa + Eficiente, a ser lançado pela IHM.

No que respeita à mobilidade, o Secretário lembrou a criação da linha de apoio de 625 mil euros para a compra de veículos elétricos, ressalvando que, desde 2019, ao abrigo deste programa, já foram adquiridos na Região 1.000 veículos 100% elétricos.

 

Apesar de reconhecer que o desafio é grande, sobretudo perante o difícil cenário económico e político atual, Pedro Fino deixou a sua confiança nos técnicos, na sua capacidade técnica e de planeamento para “enfrentarmos o futuro com soluções inovadoras que vão ao encontro dos nossos objetivos”.

“O futuro da energia sustentável nas ilhas depende de um forte investimento e de ideias claras no enquadramento climático e energético”, asseverou o Secretário, acrescentando que “estamos em presença de um projeto interessante, inovador e apontado para o futuro, que coloca o veículo elétrico como recetor, mas também como distribuidor da fonte renovável de energia, e que, volto a sublinhá-lo, está perfeitamente alinhado com os objetivos macro da política energética regional”.

De referir que o projeto INSULAE é cofinanciado pela Comissão Europeia e está integrado no Programa Horizonte 2020.

Este projeto envolve 26 parceiros a nível europeu, sendo que a nível regional estão envolvidas duas entidades locais (a EEM e a ACIF), para além de outras entidades nacionais e estrangeiras (EFACEC, CIRCE e CERTH).

 

As demonstrações na nossa Região incidiram sobre a eletrificação dos transportes para apoio da rede elétrica regional e sobre a estabilização de redes e/ou micro-redes elétricas através do armazenamento de energia com baterias, como formas de melhorar a segurança, a estabilidade e a qualidade da energia na rede de distribuição. Estas foram implementadas em vários locais distintos, nos concelhos do Funchal, Calheta e Câmara de Lobos.

Este projeto teve o seu início a 1 abril de 2019 e terá o seu término no próximo dia 30 de novembro de 2023.

O orçamento total do projeto ascendeu a 12 milhões de euros, estimando-se que o montante aplicado na Madeira foi, aproximadamente, de 1 milhão de euros.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.