Pesquisar

Albuquerque visita estrada nas zonas altas de São Roque e anuncia parques ecológicos a incluir no Orçamento de 2024

O presidente do Governo Regional visitou hoje a estrada em construção entre o Lombo Jamboeiro e o Galeão, um investimento de 1,7 milhões de euros e que tem o duplo objetivo de melhorar as acessibilidades nas zonas altas de São Roque e, ao mesmo tempo, ajudar na contenção de fogos florestais e da expansão de árvores exóticas. 04-11-2023 Presidência
Albuquerque visita estrada nas zonas altas de São Roque e anuncia parques ecológicos a incluir no Orçamento de 2024

Uma estrada que, como explicou, é a continuidade, fazendo parte da mesma empreitada, dos acessos entre a Bugiaria e o Galeão e ao novo reservatório, na zona do Montado da Esperança. Novo reservatório esse que também está incluído nesta empreitada (valor global na ordem dos 4,8 milhões de euros).

O troço em construção tem uma extensão de 1.080 metros e deverá estar construído até final do primeiro trimestre de 2024. Engloba a criação, em toda a sua extensão, de uma rede de combate aos incêndios.

«Aliás, no Galeão foi construído um reservatório que leva 1,2 milhões de litros de água, que servirá de carregamento para o helicóptero e de abastecimento da rede de combate aos incêndios a jusante, de forma a aumentar a segurança à cidade do Funchal», salientou.

Miguel Albuquerque aproveitou ainda para reiterar que o seu Executivo vai construir, naquela zona alta de São Roque, abarcando também o Montado da Esperança, «um parque ecológico com mais de 70 hectares e que irá servir igualmente como zona de contenção de incêndios».

«Será área de usufruto da população, com algumas atividades recreativas e lúdicas ligadas à Natureza. Pensamos que será uma forma de fazermos a contenção das infestantes, designadamente dos eucaliptos e das acácias. E vamos substituir estas plantas por outras autóctones», explicou.

Este investimento, assim como o parque ecológico a construir no Caminho dos Pretos, serão já incluídos no Orçamento para 2024.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.