Pesquisar

Primeiro Posto de Carregamento de veículos elétricos Ultra-rápido de 150 kW já está em funcionamento

Com a instalação do primeiro Posto de Carregamento Ultra-rápido, atualmente o único com estas características na Região, será possível reduzir o tempo médio de carregamento dos veículos elétricos, diminuindo os tempos de espera por parte dos utilizadores de veículos elétricos, bem como promover uma maior rotatividade no carregamento. 28-11-2023 Equipamentos e Infraestruturas
Primeiro Posto de Carregamento de veículos elétricos Ultra-rápido de 150 kW já está em funcionamento

O Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, com a tutela da EEM e da Direção Regional de Energia, visitou as instalações da Empresa de Eletricidade da Madeira, onde acabou de ser instalado o primeiro carregador de veículos elétricos ultra-rápido, na Madeira, com uma potência de 150 KW, através da sua subsidiária EMACOM – Mobilidade Elétrica.

 

A EMACOM, desde o início da sua atividade, enquanto Operador de Postos de Carregamentos (OPC) na Região Autónoma da Madeira, tem tido um papel fundamental no desenvolvimento de infraestruturas de postos de carregamento público.

 

Pese embora seja um sector liberalizado, importa elencar que uma das principais responsabilidades da EMACOM, enquanto OPC, é garantir a abrangência e operacionalidade da rede de carregamentos a nível regional, fazendo com que haja uma distribuição destes equipamentos na maioria dos concelhos da Região.  

 

Até à data, a EMACOM dispunha de 14 postos de carregamento ativos (5 rápidos, 7 ‘semi-rápidos’ e 2 normais) instalados na Região.

 

No âmbito da requalificação de alguns equipamentos mais antigos, a EMACOM concluiu a instalação de um posto de carregamento ultra-rápido de 150 kW na Rua Artur de Sousa “Pinga”, em substituição do Posto de Carregamento de 50 kW anteriormente existente, estando já integrado na Rede Elétrica de Mobilidade (MOBIE) e disponível aos utilizadores de veículos elétricos. De referir, ainda, que se encontra em curso a substituição de outros dois postos de carregamento rápido de 50 kW/cada, por outros 2 de 60 kW/cada, dando continuidade à atualização tecnológica da rede de postos de carregamento da EMACOM. 

 

Com a instalação do primeiro Posto de Carregamento Ultra-rápido, atualmente o único com estas características na Região, será possível reduzir o tempo médio de carregamento dos veículos elétricos, diminuindo os tempos de espera por parte dos utilizadores de veículos elétricos, bem como promover uma maior rotatividade no carregamento.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.