Pesquisar

Pedro Fino visita investimentos em curso no Porto Santo

O Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, realizou uma visita de trabalho ao Porto Santo, de forma a acompanhar alguns investimentos que estão a ser feitos na ilha e realizar algumas reuniões com entidades locais, de forma a estar a par das principais necessidades para 2024. 29-11-2023 Equipamentos e Infraestruturas
Pedro Fino visita investimentos em curso no Porto Santo

O Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, realizou uma visita de trabalho ao Porto Santo, de forma a acompanhar alguns investimentos que estão a ser feitos na ilha e realizar algumas reuniões com entidades locais, de forma a estar a par das principais necessidades para 2024.

 

A primeira paragem foi na Câmara Municipal do Porto Santo, onde se reuniu com o presidente, Nuno Batista, para abordar os investimentos em curso.

 

Pedro Fino visitou as obras da Central de Baterias II, um investimento de 12,4 milhões de euros, incidindo a maior parcela na construção da Central de Baterias propriamente dita, adjudicada à empresa Hitachi Energy Portugal, S.A., sendo cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Portugal e União Europeia, num montante de 10 milhões de euros. A construção e instalação iniciou-se recentemente, prevendo-se a sua conclusão e entrada em serviço para meados do ano de 2024.

 

“Esta nova central de baterias permitirá, juntamente com a primeira bateria já em funcionamento, dotar o Porto Santo de uma infraestrutura capaz de acomodar os novos investimentos e produção de energias renováveis, nomeadamente eólica e solar, tornando a rede elétrica mais robusta e fornecendo serviços de sistema”, explicou o Secretário Regional.

 

O governante também se deslocou à obra de construção da Unidade Local de Saúde do Porto Santo. A nova Unidade Local está a ser construída num terreno que fica localizado no eixo viário entre o centro da cidade do Porto Santo e o aeroporto da Ilha. O terreno tem cerca de 20.200m2 e o edifício terá uma área de 6194 m2.

 

O edifício será composto por duas unidades: a Unidade Local de Saúde, que ocupará grande parte do edifício, e a Unidade de Cuidados Continuados, que funcionará numa ala com autonomia própria, mas que poderá utilizar alguns dos serviços do restante edifício. Todas as possíveis valências poderão ser utilizadas mediante um acordo inicial que ambas as entidades celebrarão.

 

“Este é mais um passo certo, da parte do Governo Regional, na concretização de uma aspiração da população do Porto Santo, de ter uma unidade de saúde exemplarmente dotada, quer em termos infraestruturais, quer em termos de equipamentos, para um melhor acesso aos cuidados de saúde”, referiu.

 

O Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas visitou ainda o empreendimento habitacional que está a ser construído e que foi aprovado na 1ª fase de candidaturas da oferta pública lançada pela IHM, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

 

Este projeto de habitação a custos controlados está localizado no sítio das Matas, no Porto Santo e a obra está orçada em 6,3 milhões de euros. Composto por seis blocos independentes, cada um com dois pisos emergentes e um piso em cave para estacionamentos, o projeto prevê a construção de 10 fogos de tipologia T1, outros 16 de tipologia T2, mais 2 de tipologia T3, e ainda 2 de tipologia T4. A estrutura dos edifícios está próxima a ser concluída e estão a ser já adiantados alguns trabalhos de paredes de alvenaria. Esta obra tem conclusão prevista para o final de 2024.

 

“Este investimento, que decorre a bom ritmo, irá ser fundamental e uma grande oportunidade para os jovens e famílias da classe média do Porto Santo, que irão poder ter o acesso a uma habitação condigna para viver”, referiu o Secretário.

 

O Secretário Regional teve ainda oportunidade de participar num convívio de Natal com os trabalhadores da EEM.

 

A meio da tarde, reuniu-se com a Associação de Comércio e Indústria do Porto Santo.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.