Pesquisar

Escola Gonçalves Zarco com trabalhos de melhoria energética e nos polidesportivos exteriores

Com a implementação das medidas de eficiência energética, estima-se uma economia de energia de cerca 165 000 kWh/ano e uma redução de emissões de CO2 de 73 toneladas por ano. 05-12-2023 Equipamentos e Infraestruturas
Escola Gonçalves Zarco com trabalhos de melhoria energética e nos polidesportivos exteriores

O Secretário Regional de Educação, Tecnologia e Ciência, Jorge Carvalho, e o Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, visitaram os trabalhos de implementação de medidas de melhoria energética na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, bem como as obras de beneficiação dos polidesportivos e espaços exteriores.

 

Em relação aos trabalhos de melhoria energética, por conta da iniciativa comunitária Recovery Assistance for Cohesion and the Territories of Europe (REACT-EU), o Programa Operacional Regional Madeira 14-20 passou a contemplar medidas que privilegiem investimentos em Eficiência Energética em Edifícios Públicos. Nessa sequência, foram efetuados serviços de Auditoria Energética na referida escola e emitidos certificados com propostas de trabalhos a implementar para a melhoria do seu desempenho energético.

 

Assim, os trabalhos a executar contemplam a substituição de sistemas de iluminação, instalação de 122 painéis fotovoltaicos para autoconsumo (correspondendo a uma potência instalada de 42 MWh, instalação de quadros elétricos de compensação e substituição de sistemas de aquecimento de águas quentes sanitárias.

Com a implementação das medidas de eficiência energética, estima-se uma economia de energia de cerca 165 000 kWh/ano e uma redução de emissões de CO2 de 73 toneladas por ano.

O valor da obra é de 194 500,00€, com prazo de execução de 60 dias. As obras nas Escolas Gonçalves Zarco e Dr. Horácio Bento de Gouveia (Lote 1, com intervenções similares) iniciaram-se em outubro.

 

Já os trabalhos de reabilitação incluem intervenções nos arredores do edifício escolar, nomeadamente execução de um novo pavimento nas áreas de circulação, remodelação de toda a iluminação exterior, novo pavimento nos campos de jogos e nos espaços adjacentes, assim como uma nova rede de águas pluviais nos campos polidesportivos.

 

Sendo um estabelecimento escolar já com algumas décadas, pelo normal decorrer do tempo denota algumas patologias que agora requerem atenção. Assim prevêem-se trabalhos de reparação de elementos estruturais degradados, de superfícies de betão, bem como a execução de pinturas nas guardas metálicas, portas exteriores, assentos dos bancos, substituição das tampas das caixas de visita, recuperação das cercas delimitadoras dos jardins, substituição das mesas de ténis, entre outros.

 

Nos campos de jogos polidesportivos propõe-se uma nova vedação delimitadora, aplicação de um novo pavimento sintético in-situ, com linhas de marcação para a prática das diferentes modalidades desportivas, e novos equipamentos desportivos.

 

O valor deste investimento é de 1.400.000,00€ + IVA.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.