Pesquisar

Remodelação da Central Hidrolétrica da Serra de Água é referência nacional do PRR

A remodelação da Central da Serra de Água, prestes a ficar concluída, inserida no projeto regional de “Aumento da capacidade de produção de energia com base na fonte hídrica” e classificada na categoria da Transição Climática, tem merecido o reconhecimento de várias personalidades que a têm visitado. 06-12-2023 Equipamentos e Infraestruturas
Remodelação da Central Hidrolétrica da Serra de Água é referência nacional do PRR

O Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, visitou a obra da Central Hidroelétrica da Serra de Água, da Empresa de Eletricidade da Madeira, que foi iniciada em outubro de 2022 e é uma referência, a nível nacional, na execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

 

Numa altura em que o cumprimento adequado do PRR gera preocupação a nível nacional e europeu, com muitas obras que ainda não se iniciaram, a remodelação da Central da Serra de Água, prestes a ficar concluída, inserida no projeto regional de “Aumento da capacidade de produção de energia com base na fonte hídrica” e classificada na categoria da Transição Climática, tem merecido o reconhecimento de várias personalidades que a têm visitado, como Pedro Dominguinhos, presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência, e Fernando Alfaiate, presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal.

 

Aquele que é o maior investimento regional do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) decorre a bom ritmo, apresentando uma execução financeira de cerca de 7.8 M€ (cerca de 50,7% do valor global da empreitada, até outubro de 2023), correspondendo às intervenções em curso no reforço estrutural das câmaras de acumulação e de carga, na criação de acessos com vista à substituição integral da conduta forçada e construção dos novos maciços de amarração e de suporte da referida conduta, e na reabilitação do edifício da central. Este investimento tem conclusão prevista para o primeiro semestre de 2024.

 

Dos principais trabalhos atualmente em curso, nas diferentes frentes de obra da empreitada de remodelação da Central Hidroelétrica da Serra de Água, destacam-se os seguintes:
 

  • Frente n.º1 - Câmara de acumulação e de carga:
    • Câmara de acumulação: praticamente concluídos os trabalhos de construção civil.
    • Câmara de carga: continuação da colocação de armaduras, cofragem e betonagem da estrutura da tomada de água (progresso atual 40%).
    • Principais trabalhos a executar no próximo ano: conclusão da estrutura de betão armado da tomada de água e instalação dos equipamentos hidromecânicos (válvula de proteção da conduta, grelha da tomada de água, etc), instalações elétricas, colocação de vedações e escadas e demais acabamentos.
       
  • Frente n.º2: Conduta forçada (progresso atual 95%):
    • Execução de todos os maciços de amarração e da generalidade dos maciços de suporte;
    • Continuação da montagem da conduta forçada:
      • 95% da conduta instalada (total da extensão a conduta são de 850 m);
      • Início da montagem da conduta na zona do passadiço, junto ao MA16 até à central;
      • Início da montagem da conduta na zona do atravessamento do acesso entre os maciços de amarração n.º 10 e 11 (cerca de 12 m);
      • Início da montagem das entradas de homem previstas ao longo da conduta.
  • Continuação da execução do caminho de cabos enterrado (no troço compreendido entre a câmara de carga e o maciço de amarração n.º 14).
  • Início dos trabalhos do caminho de cabos em esteira (no troço compreendido entre os maciços de amarração n.º 14 e o n.º 16).
  • Principais trabalhos a executar no próximo ano: ligação dos troços da conduta forçada que intercetam os acessos (três atravessamento, com uma extensão parcial de 10 m + 12m + 12m), ligação da conduta forçada entre o maciço de amarração n.º1 e a camara de carga (aproximadamente 16 m), instalação das entradas de homem e aplicação da pintura final na conduta forçada, ensaios de pressão, conclusão dos caminhos de cabos, arranjos finais.
     
  • Frente nº3 – Edifício da Central Hidroelétrica:
    • Continuação da colocação de armaduras e cofragem na nave da central (betão de segunda fase em redor das carcaças das turbinas e piso geral);
    • Colocação dos carris na zona dos transformadores;
    • Execução de paredes de alvenaria, em blocos de betão, nos restantes compartimentos do edifício da central;
    • Início da montagem da conduta na zona do passadiço junto ao MA16 até à central.
    • Principais trabalhos a executar no próximo ano:
      • construção civil: execução de paredes de alvenaria, tetos falsos e pisos técnicos, instalação de vãos (janelas e portas) e demais acabamentos;
      • equipamentos e instalações elétricas: instalação da nova ponte rolante e dos equipamentos hidromecânicos e eletromecânicos (nomeadamente, válvula de proteção de cada turbina, instalação das restantes componentes da turbina e dos respetivos geradores); instalação dos transformadores e instalações elétricas. Realização de ensaios.

Recorde-se que esta infraestrutura beneficiará de um aumento da potência instalada de 5,2 MW para cerca de 10,8 MW, conferindo-lhe uma maior capacidade de resposta na regulação do sistema elétrico e um aumento na eficiência da gestão hídrica, indo ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente através da descarbonização da produção de energia elétrica.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.